Andorinha - Novos ônibus

Prefeito amplia atendimento às mulheres com Patrulha Maria da Penha

Por Assessoria PMC10 JAN 2018 - 08h46min
Patrulha Maria da Penha tem o objetivo de dar efetividade ao cumprimento das medidas protetivas determinadas pela Justiça, destacou prefeito (Foto: Renê Marcio Carneiro/PMC)

O prefeito Marcelo Iunes assinou nesta terça-feira, 9 de janeiro, o Decreto 1.907 criando a Patrulha Maria da Penha (PMP). O evento foi realizado na sede da seccional de Corumbá da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e contou com a presença de representantes do Poder Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e outras entidades relacionadas ao combate à violência contra a mulher.

A Patrulha Maria de Penha (PMP) tem como objetivo acompanhar e atender mulheres em situação de vulnerabilidade vítimas de violência doméstica e familiar, além de fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas de urgência. O trabalho será realizado em parceria das secretarias especiais de Segurança Pública e Defesa Social e de Cidadania e Direitos Humanos.

A gestão da PMP será exercida pela Guarda Municipal, que será capacitada e orientada para atuar na área. “Essa Lei é de suma importância para o nosso município, pois ela auxilia no combate a violência às mulheres. Sabemos do bom trabalho do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Delegacia da Mulher, mas o Executivo hoje também precisa fazer sua parte, ter seu serviço prestado nessa área”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.

“É importante passar para as cidadãs corumbaenses que o Município esta empenhado na defesa das mulheres que precisam muito desse auxilio, que vem para deixa-las respaldadas e cientes que sempre haverá uma viatura para acompanha-la e dar segurança à essas pessoas vitimas de violência doméstica”, complementou Iunes.

De acordo com a secretária especial de Cidadania e Direitos Humanos, Beatriz Cavassa de Oliveira, mais de 2.200 atendimentos foram realizados na cidade entre os anos de 2012 e 2017 no que se refere à violência contra a mulher. “Estamos a cada dia avançando mais na defesa dos direitos da mulher corumbaense. E hoje, com a criação da PMP, demos mais um passo importante nesse sentido”, ressaltou.

Segundo o secretário especial de Segurança Pública e Defesa Social, tenente-coronel César Freitas Duarte, a Patrulha também busca proteger a vítima do agressor. “A Guarda Municipal será o ator principal desse projeto, por isso os agentes serão capacitados para dar o primeiro atendimento a essa mulher e garantir que as medidas protetivas determinadas pela Justiça sejam cumpridas”, explicou.

Representando o Judiciário, o juiz Deyvis Ecco destacou que a cidade é referência estadual no combate aos crimes que vitimizam a mulher, mas ressaltou importância da Lei, parabenizou a Prefeitura pela iniciativa e colocou o Fórum à disposição para auxiliar no que for necessário. O mesmo fez o presidente da Seccional Corumbá da OAB, advogado Roberto Lins. “Estamos atentos à disposição para que esses assuntos sejam discutidos em nossa casa”, afirmou.

O Poder Legislativo foi representado pelo vereador André da Farmácia, líder do Governo na Câmara. “É com muita alegria que estamos iniciando um novo ano cuidando das pessoas. Com toda certeza a administração Marcelo Iunes com o carinho e atenção que elas precisam, e o que está acontecendo aqui hoje é prova disso”, pontuou. Os vereadores Chicão Vianna, Manoel Rodrigues e Tadeu Vieira também participaram da solenidade.

Deixe seu comentário

Leia Também

Cultura

Marcha para Jesus reforça parceria de Corumbá e COREME

Saúde

MS está em campanha para vacinação de adolescentes contra HPV

Educação

IFMS segue com inscrições abertas para cursos técnicos integrados ao ensino médio

Saúde

MEC habilita faculdade particular para implantar curso de Medicina em Corumbá

Economia

Dólar abre em alta, cotado a R$ 4,12

Eleições 2018

Líder, Azambuja tem 42,9%; juiz Odilon é segundo, com 29,35%

Policial

Acusado de matar adolescente e jogar corpo em córrego se apresenta a polícia