Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Perguntas e respostas sobre o novo Coronavírus; Informação também é prevenção

16 março 2020 - 09h52Redação

No dia 11 de março a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia devido a rápida disseminação do coronavírus em todo o mundo.  No Brasil, o primeiro caso do Covid-19 foi confirmado no dia 26 de fevereiro, e desde então tem preocupado a população, que apesar de receber uma enxurrada diária de informação sobre a doença, não deve acreditar em tudo que recebe via internet.

São muitas as fake news com relatos de curas e principalmente ameaças, que circulam no mundo virtual. O Portal MS reuniu algumas perguntas e respostas com base em informações divulgadas pela OMS, Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Infectologia, e Secretaria de Estado de Saúde, e recomenda bastante atenção na hora de repassar informações que circulam na rede.

Para combater a boataria e tranquilizar a população, o Ministério da Saúde criou um número de WhatsApp, (61) 99289-4640, para receber “informações virais” sobre coronavírus, que serão analisadas pelos técnicos da pasta.

Como prevenir? 
As orientações do Ministério da Saúde sobre a prevenção de contágio são: lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel; ao tossir ou espirrar cobrir o nariz e a boca com um lenço ou braço, não utilizar as mãos; manter ambientes bem ventilados; e não compartilhar objetos pessoais; reduzir o contato social. 

Quem deve ir ao hospital? 
Só deve ir ao hospital quem estiver se sentindo muito mal ou apresentar sintomas como febre alta e dificuldade para respirar. Se for só um resfriado ou gripe leve, a recomendação é ficar em casa. De acordo com infectologistas, ir ao hospital, além de sobrecarregar o sistema, aumenta o risco de a pessoa contrair uma infecção.

Quais são os sintomas associados a pandemia? 
Os sintomas do Covid-19 envolvem febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem apresentar dores, congestão nasal, coriza, tosse e diarreia.Enquanto outros pacientes podem ser assintomáticos, ou seja, estarem infectados pelo vírus, mas não apresentarem sintomas. 

Estou com sintomas de gripe, devo me preocupar? 
Atualmente o Brasil tem dez vezes mais casos de H1N1 do que coronavírus. Só no ano passado, 796 pessoas morreram por causa da gripe H1N1 no país.

Já existe vacina para o Covid-19? Ainda não existe vacina ou tratamento específico para o coronavírus. O tratamento depende dos sintomas e da gravidade do quadro. Quando mais leves, podem ser monitorados em casa com repouso e consumo de bastante água.

Existe tratamento?
onforme a OMS cerca de 80% das pessoas infectadas se recuperam sem a necessidade de tratamento especial. Não há uma medicação que elimine o vírus, mas há tratamento para reduzir o avanço da doença e diminuir o desconforto.

Como diferenciar uma gripe comum do coronavírus? 
Os sintomas são iguais. E a única forma de saber se a infecção é causada por H1N1 ou pelo coronavírus é através de exame laboratorial. 

Tive contato com uma pessoa infectada. O que devo fazer? 
O ideal é evitar contato com outras pessoas, principalmente idosos, por 15 dias. Caso apresente sintomas como febre, dor de garganta, coriza e dor no corpo, neste período use máscara e procure um hospital.

Existe um jeito certo de lavar as mãos? 
Lavar bem as duas faces da mão, antebraço, esfregar entre os dedos, e em baixo das unhas. A recomendação é lavar as mãos a cada duas horas ou sempre que chegar da rua.

Porque devo evitar tocar os olhos, o nariz e a boca? 
Essas áreas têm contato direto com a corrente sanguínea e são mais sensíveis à presença de agentes de contaminação. Portanto, evite coçar, esfregar ou ter qualquer tipo de contato com as mucosas. E as mãos estão em contato constante com superfícies que podem ser canais de transmissão de vírus e bactérias.

Em quais caos usar máscara? 
Apenas pessoas contaminadas com o vírus devem usar máscara, de modo a impedir que ele se espalhe ao tossir, espirrar ou ao falar.

Quais são os grupos de risco? 
Segundo a OMS 1 em cada 6 pacientes pode ter um agravamento do quadro, com dificuldades respiratórias sérias. No início do mês de março, a taxa de letalidade era de 3,5%. Porém o Ministério da Saúde acredita que esse percentual possa ser menor, em razão da subnotificação de casos em alguns países.

O coronavírus pode matar? 
O índice de mortalidade registrado com a pandemia no mundo, indica que as mortes pela doença variam de 2,3% a 3,5%, sendo mais comum em pessoas acima de 80 anos.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá