Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Na Fiems, Junior Mochi se compromete com o setor produtivo

15 setembro 2018 - 15h30assessoria de imprensa

Em encontro promovido pela Fiems na noite desta sexta-feira (14/09), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), entre representantes do setor produtivo de Mato Grosso do Sul e o candidato ao governador pelo MDB, Junior Mochi, o emedebista comprometeu-se a manter um diálogo permanente e analisar as propostas apresentadas na ocasião para fomentar a indústria, comércio, agropecuária e micro e pequenas empresas locais.

A iniciativa integra o “Encontros com a Produção”, iniciativa da Fiems, Fecomércio, Famasul, Faems e Sebrae/MS para colaborar com sugestões que possam auxiliar o próximo governador a desenvolver o Estado. O primeiro encontro contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja, candidato à reeleição pelo PSDB, e foi realizado pela Fecomércio na Escola de Gastronomia do Senac e, em seguida, o juiz federal aposentado Odilon de Oliveira (PDT), que foi recebido na sede da Famasul.

Neste terceiro evento, as federações reforçaram a pauta comum do setor produtivo, apresentada a Junior Mochi pelo diretor-corporativo do Sistema Fiems, Cláudio Jacinto Alves. A pauta tem como foco a redução dos gastos e custeio da máquina pública para que sejam aplicados mais recursos em infraestrutura e outras áreas prioritárias, como a geração de emprego, saúde, educação e habitação.

Propostas dos setores

Além das sugestões apresentadas em conjunto pelas entidades, cada federação expôs medidas em separado para o candidato, voltadas especificamente para cada atividade. Anfitrião do evento, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, colocou como uma das principais propostas a utilização de 30% do recém-criado Fadefe (Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e de Equilíbrio Fiscal do Estado) para fomentar Indústria do Turismo, assim como é feito com o Fundems (Fundo de Desenvolvimento das Culturas do Milho e da Soja). “A Famasul, por meio de um conselho e respeitando a legislação do recurso, faz a gestão do Fundems, então a Fiems poderia ser a gestora da Fiems, de maneira a explorar de fato o potencial do turismo do estado”, disse.

Representando a agropecuária, o presidente da Famasul, Mauricio Saito, apontou a segurança jurídica como uma importante demanda do setor. “Um dos grandes desafios do próximo governador é que ele dê segurança jurídica para o produtor rural atuar. Hoje temos 140 propriedades rurais invadidas no estado e, sem uma solução para esta questão, e uma política que impeça futuras invasões, de nada adianta prover tecnologia e qualificação”, pontuou.

O presidente da Fecomércio/MS, Edison Araújo, cobrou do candidato, que é presidente da Assembleia Legislativa, o andamento da discussão que prevê a redução das taxas cartorárias.  “O próximo governador precisa apoiar iniciativas para redução dos custos cartoriais no tocante aos valores repassados para entidades do judiciário”, disse.

O Sebrae/MS e Faems, por meio dos dirigentes Cláudio Mendonça e Alfredo Zamlutti, enquanto representantes das micro e pequenas empresas do Estado, propuseram, entre outras medidas, a expansão da RedeSimples para os 79 municípios, além de mais investimentos em inovação e tecnologia voltada para os pequenos negócios.

Depois de ouvir as propostas, Junior Mochi comprometeu-se a analisá-las e apresentar um plano de Governo “pé no chão”. “É preciso, de fato, uma iniciativa para manter o equilíbrio das contas do estado, e entre gastos que precisam ser priorizados e podem ser reduzidos. E esta decisão, de quais gastos podem ser cortados, como a redução de secretarias, de contratos, precisa, necessariamente, passar por um consenso, mantendo o diálogo permanente e, ao mesmo tempo, com a coragem de dizer ‘não’ quando for preciso”, finalizou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Trânsito
Capotamento na BR 262 deixa duas pessoas feridas
Acidente aconteceu no KM 5 da rodovia, após a ponte do Morrinho
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira