Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Na capital, empreendedores apostam em delivery para vender na Páscoa

06 abril 2020 - 12h07Redação

A pandemia relacionada ao novo coronavírus afetou os planos dos pequenos negócios para a Páscoa neste ano, feriado comemorado no próximo domingo (12).  Apesar das projeções de queda na intenção de consumo, empreendedores campo-grandenses têm buscado alternativas para assegurar as vendas e se aproximar do público.

É o caso da microempreendedora individual Bruna Bornia, proprietária da Rosa Carolina Doceria, que produz de forma caseira e familiar doces diversos. Como trabalha apenas por encomenda, a primeira medida adotada foi adaptar o ritmo de produção à nova realidade. Depois, ela reduziu o prazo para entregas: Antes, seriam necessárias 48 horas para enviar o pedido, hoje são 24.

“Ampliamos o delivery e passamos a ter mais opções à pronta entrega para qualquer dia da semana. Também diminuímos o prazo de encomenda, e estamos investindo no relacionamento com o cliente, enviando mais fotos de opções pelo celular e conversando bastante. Os nossos clientes estão dando muita força”, afirma Bruna Bornia.

Além do tradicional ovo de chocolate, outros produtos têm saído, como brownie de pote e pão de mel. A empresária comenta que, devido à situação de isolamento social, as pessoas têm buscado produtos para presentear à distância. “No final das contas o que importa é que o doce chegue, mesmo com tudo isso que está acontecendo, um docinho adoça um dia, é uma lembrança especial”, acrescenta.

A empresária Andressa Sandri, proprietária da Confeitaria Sweet, trabalha com confeitaria, café e padaria artesanal em um espaço aberto. Apesar das adequações para a segurança dos clientes, afirma que o foco agora é o delivery. O estabelecimento, tocado junto ao sócio Reni Garcia, tinha se preparado para a Páscoa com uma compra grande. Porém, diante da pandemia, os planos foram alterados.

“Fizemos um estoque bem farto para a Páscoa, a quarentena nos pegou de surpresa e nos reestruturamos rapidamente com o delivery. Estamos comercializando os produtos no balcão, organizadamente, sem permitir que se façam filas. As funcionárias estão usando equipamentos de proteção e disponibilizamos álcool em gel. Mas nosso foco agora é o delivery, colocamos o catálogo no Instagram e os pedidos têm chegado de forma online”, comenta.

Além disso, ela investiu em produtos diversificados, que têm atendido ao perfil dos clientes do estabelecimento. O catálogo conta com ovos de colher e de casca recheada, e até a colomba pascal, que segundo a empresária, “está tendo bastante aceitação”. “Colocamos também variedade de produtos com chocolates 70% e com chocolate belga diet, e investimos em opções de brindes a bom custo-benefício, e em uma linha de presentes, que são cerâmicas pintadas a mão”, complementa a empresária.

Segundo a analista do Sebrae/MS, Andrea Barrera, apesar da pandemia, existem medidas e oportunidades que podem ser adotadas para minimizar os efeitos nas vendas. Por exemplo, agora é o momento para investir na tecnologia e no relacionamento com os clientes.

“É a hora de usar a tecnologia a favor como forma de minimizar a queda nas vendas. As empresas precisam fortalecer sua presença digital, utilizando Facebook, Instagram e WhatsApp como vitrine e lançamento de campanhas. Existem soluções tecnológicas inclusive nos meios de pagamento”, disse.

Neste período, os empreendedores também devem reforçar o planejamento e a gestão financeira do negócio. “É importante rever a produção para adequar à nova demanda e não ter desperdício”, finaliza Andrea Barrera.

Intenção de consumo
Pesquisa divulgada no mês passado pelo Sebrae/MS e o Instituto de Pesquisa da Fecomércio/MS aponta uma queda de 25% na intenção de consumo neste ano na Páscoa em Mato Grosso do Sul. Apesar da redução, o estudo indica pontos positivos: 46% das pessoas comprariam ovo de chocolate, independentemente do aumento do preço – índice que é 10% maior em 2020, em comparação a 2019.

O levantamento ouviu 1.692 pessoas entre os dias 02 e 10 de março, e depois mais 150 foram entrevistadas no dia 17, nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira