Andorinha 70 anos

Município participa de Simpósio Estadual das Guardas Municipais

Por Assessoria PMC07 DEZ 2017 - 11h18min

A Guarda Municipal da Prefeitura de Corumbá participa, nesta quinta-feira, 07 de dezembro, do II Simpósio Estadual das Guardas Civis Municipais do Estado de Mato Grosso do Sul. O evento acontece desde as 08 horas em Campo Grande, na Câmara de Vereadores. A iniciativa é da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social da Capital sul-mato-grossense e está reunindo representantes das guardas de Corumbá, Ponta Porã, Ladário, Dourados, Bonito e Campo Grande. O simpósio conta com participação do juiz federal Odilon Oliveira; do presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche; e do presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Luís Boudens. O advogado constitucionalista André Borges também está presente.

A Agência Municipal de Segurança Pública (Ageseg) enviou uma delegação para o evento. O diretor-executivo do órgão, tenente-coronel César Freitas Duarte, afirmou que o objetivo do simpósio é reunir as Guardas para discutir a nova atuação delas na segurança pública. Segundo ele, especificamente em Corumbá, há dois Decretos municipais que preveem a atuação da Guarda Municipal no auxílio do combate à violência contra a mulher e também no programa de prevenção à delinquência, do Dr. Sérgio Harfouche, o PROCEVE.

“Sabemos que as atribuições das Guardas foram ampliadas através da Lei Federal 13.022/2014. A Guarda agora pode ser também empregada, dependendo do gestor municipal, em variadas funções como policiamento comunitário, Lei Maria da Penha, combate e prevenção ao uso indevido de drogas, e o policiamento ostensivo preventivo. A própria lei de organização básica do Município já prevê que o Município é encarregado pelo bem-estar da população, o que engloba tudo, saúde, educação e a própria segurança e a incolumidade das pessoas”, afirmou Freitas. “O simpósio também tem o objetivo de alinhar as condutas das Guardas participantes e fomentar que outras cidades façam o mesmo”, completou.

Na parte da tarde, cada delegação das Guardas Municipais participantes terá direito a discursar sobre o funcionamento do setor nos respectivos municípios, além disso, os representantes vão poder colher informações com os especialistas convidados e buscar informações sobre legalidade de ações, ampliação de atuação e captação de recursos.

Peculiaridades das Guardas Municipais de fronteira

 

 

 

Deixe seu comentário

Leia Também

Geral

Governo recorre de decisão que mandava licitar retomada do Aquário

Saúde

Pacientes do SUS vão receber notificações de consulta pelo celular

Policial

Traficante foge em alta velocidade e abandona carro com 400 quilos de maconha

Economia

Empresa russa pagará R$ 5 bilhões para assumir fábrica de fertilizantes em MS

Policial

Polícia prende casal de traficantes e encontra criança de 2 anos em boca de fumo

Acidente de trânsito

Consciente, menina que sobreviveu a acidente deve deixar CTI hoje

Meio ambiente

Lei cria Complexo de Preservação para proteger parques de Campo Grande