Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

MS testará plasma sanguíneo em pacientes infectados com Covid-19

06 abril 2020 - 11h40Correio do Estado

A partir desta semana, Mato Grosso do Sul passa a integrar um pool de estados que vai testar novas armas contra a pandemia da Covid-19. Entre elas está o plasma sanguíneo de pacientes curados da doença, que carrega anticorpos. O Hospital Regional e o Hospital Universitário, ambos de Campo Grande, vão participar de ensaios clínicos para testes de pelo menos três métodos de enfrentamento ao novo coronavírus, responsável por milhares de mortes no mundo – são cerca de 10,6 mil casos confirmados e 460 mortes somente no Brasil.

Pelo boletim epidemiológico de ontem, MS tem 65 casos confirmados de Covid-19 e um óbito. Do total, já são 27 pessoas que cumpriram o isolamento e não apresentam mais sintomas.

Os projetos fazem parte de esforços da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). No Estado, os trabalhos serão dirigidos pelo infectologista Júlio Croda, que está se desligando da direção do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde e assumindo o posto de coordenador de especialistas da Fiocruz/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

PLASMA

No caso específico da aplicação de plasma, a pesquisa será coordenada pelo hematologista e hemoterapeuta Rodrigo do Tocantins Calado de Saloma Rodrigues, de São Paulo. 

Segundo Júlio Croda, essa linha de análise utiliza o chamado plasma convalescente, em que o soro sanguíneo de pessoas já curadas da Covid-19 é administrado em pacientes internados para ajudar a ativar os seus sistemas defensivos.

O objetivo da pesquisa, que obedecerá rigoroso protocolo, é desenvolver um tratamento experimental para verificar se, utilizando o componente de pessoas consideradas imunizadas do vírus, é possível transferir essa condição para aqueles em estado grave. Comprovada a eficiência, o método poderá evitar que muita gente vá parar em uma unidade de terapia intensiva (UTI).

Ensaios vêm sendo realizados em países como China, Itália e Estados Unidos. No Brasil, além de alguns hospitais da rede pública, um consórcio dos hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês e da Universidade de São Paulo deve desenvolver o mesmo ensaio.

O projeto passou a ser admitido após pessoas curadas da Covid-19 apresentarem anticorpos em seus sistemas sanguíneos, indicando estarem imunes ao vírus.  

O uso da substância já foi feito com sucesso em surtos de outras infecções respiratórias, como o da pandemia do H1N1, entre 2009 e 2010; a epidemia de Sars-CoV-1, em 2003; e a epidemia de síndrome respiratória do Oriente médio (Mers-CoV), de 2012.

Componente do sangue

O plasma é um dos componentes do sangue e representa cerca de 55% de seu volume. Correspondente à parte líquida, reúne, entre outros elementos, os anticorpos e, por transportá-los, participa ativamente da defesa do organismo. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal