Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

MS é o sexto do país com menor número de mortes violentas intencionais

11 setembro 2019 - 09h42Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta terça-feira (10.9), apontam que Mato Grosso do Sul está entre os estados da Federação que apresentam queda nos índices referentes aos crimes violentos letais intencionais (homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte) no ano de 2018. Conforme as estatísticas divulgadas o Estado registrou 483 mortes violentas, o que representa uma queda de 15,4% em relação a 2017.

Os números publicados validam as estáticas já publicadas pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) em janeiro de 2019, apontando uma redução de 16,4% em relação ao número de vítimas e ocorrências de homicídios dolosos.  Já em relação às ocorrências de lesão corporal seguida de morte, os índices apontam uma redução ainda maior, de 37,2. No caso dos latrocínios – roubo seguido de morte -, apresentaram queda de 3%.

Ao comentar a pesquisa, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, avalia os bons índices obtidos como resultados das ações das instituições policiais, desenvolvidas diuturnamente por profissionais comprometidos em proporcionar uma maior sensação de segurança para o povo sul-mato-grossense. “São dados bastante positivos para o Estado que tem como uma das principais prioridades da atual administração a área segurança pública, que recebeu recentemente mais de R$ 130 milhões de investimentos, além da valorização profissional. Mesmo diante da crise financeira de todo o Brasil, aqui temos os salários pagos em dia e as promoções sendo realizadas”, disse o secretário.

Quando o assunto é resolução de crimes, Mato Grosso do Sul é o Estado que mais elucida homicídios no Brasil, definindo a sua autoria, materialidade e prisão do envolvido. O índice é superior a 73% e se iguala à taxa de resolução dos órgãos de segurança dos países de primeiro mundo, conforme pesquisa do Instituto Sou da Paz.

Segundo levantamento da Polícia Civil em relação ao ano de 2018, por exemplo, dos crimes contra à vida, entre eles está o feminicídio com 100% dos casos esclarecidos.  Na sequência os latrocínios, que chega à casa dos 75% e os homicídios com mais 70%. Para se ter uma ideia dos 79 municípios que compõem o Estado, 23 solucionaram todos os casos, ou seja, chegaram a 100%.

Já outros 17 estão com mais de 60% desse tipo de crime elucidado, entre elas às cidades mais populosas de MS como Três Lagoas (94,1%), Dourados (71,7%), Campo Grande (65%) e Corumbá (62,1%). É importante destacar que o percentual pode crescer ainda mais no decorrer do ano, visto que se um caso ocorrido no ano passado seja solucionado no decorrer de 2019, ele fica computado de acordo com a data da ocorrência.

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército