Governo - Doação de Órgãos

MPF e UFMS assinam protocolo de intenções para promover intercâmbio

Por Kamilla Marques10 OUT 2018 - 07h51min
Protocolo possibilita, por exemplo, a realização de perícias em parceria com técnicos da universidadeFoto: Divulgação

Ministério Público Federal (MPF) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) assinaram, nesta terça-feira (09/10), um protocolo de intenções com o objetivo de promover a cooperação e o intercâmbio de conhecimento entre as instituições. Graças à parceria, o MPF poderá contar com a assessoria técnica da UFMS em diferentes áreas de conhecimento e atividades, desde a realização de perícias até demandas e projetos instituicionais que envolvam inteligência artificial. Também será oferecido apoio científico e tecnológico para auxiliar na tutela de direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos.

Segundo Emerson Kalif Siqueira, procurador-chefe do MPF em MS, há demandas específicas que dependem de perícia em diversas áreas, como ambiental e computacional, por exemplo. E o órgão não dispõe de peritos nessas áreas em Mato Grosso do Sul, dependendo de profissionais de outros estados. “Poderemos demandar a universidade em situações como essa. Em contrapartida, esperamos contribuir naquilo que o MPF conhece sobre administração pública, especialmente sobre alguns regramentos, obviamente dependendo da provocação da universidade nesse sentido”.

O reitor da UFMS, Marcelo Augusto Santos Turine, destacou o ineditismo da parceria enquanto a instituição de ensino está prestes a completar 40 anos de existência. “Temos um corpo técnico e docente capacitado em temas que vão da biodiversidade à tecnologia, passando por questões como fake news. Uma vez demandados pelo MPF, identificaremos junto à Agência de Inovação os pesquisadores que têm competência naquela área e aí inicia-se a articulação entre procurador e pesquisador para poder avaliar a situação” explicou.

O protocolo entrou em vigor na data da assinatura e terá a vigência de 12 meses, podendo ser renovado enquanto houver interesse dos participantes.

Deixe seu comentário

Leia Também

Policial

Policiais sentem cheiro de maconha e acham 2,5 toneladas em caminhão

Policial

Preso foi morto dentro da cela depois de briga por causa do volume da TV

Policial

Adolescente de 15 anos é sequestrada, ameaçada de morte e depois abandonada em estrada

Meio ambiente

Instituto alerta para chuvas intensas com possibilidade de granizo em MS

Esportes

Sete atletas representam MS no Brasileiro de Futebol de Mesa

Geral

Canadá legaliza maconha para uso recreativo

Meio ambiente

Estudo mostra que agrotóxicos ameaçam vida no Cerrado de MS