Andorinha - Novos ônibus -Campanha 2

Mato Grosso do Sul é o terceiro no País em posse, uso e tráfico de drogas

Por Correio do Estado30 OUT 2017 - 10h04min

Maior corredor de drogas da América do Sul, localizado entre as fronteiras com a Bolívia e o Paraguai, Mato Grosso do Sul é o terceiro estado brasileiro na incidência de posse, uso e tráfico de drogas. A média é de 117 casos para cada 100 mil habitantes, atrás apenas do Espírito Santo e Minas Gerais, respectivamente o primeiro e o segundo lugar, com 129 e 122 ocorrências para a mesma proporção.

Grandes quantidades de drogas são apreendidas frequentemente no Estado. Foto: Divulgação

Os números foram apresentados no 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta segunda-feira pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e remetem a dados coletados em 2016. De acordo com a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), foram registrados desde o início de 2017, 762 boletins de ocorrência envolvendo crimes relacionados com o tráfico de drogas, o que leva a um total de 2,5 casos por dia.

Conforme o anuário, o número geral de ocorrências em todo o País caiu 6%. Somente ao que se refere a uso e posse de entorpecentes, os números reduziram de 140.313 em 2015, para 128.306 em 2016. Segundo Rafael Alcadipani, pesquisador do Fórum, a queda está relacionada à mudança na percepção do consumo. "Na prática cotidiana brasileira, a maconha foi legalizada. Para o policial, não vale a pena levar uma pessoa para a delegacia por uso e posse", disse ele em entrevista à Folha de São Paulo.

 

Deixe seu comentário

Leia Também

Turismo

GOL terá voos extras em Campo Grande na alta temporada

Policial

Homem é encontrado morto em casa no Popular Velha

Doação

MPT destina veículo para vistoria de imóveis pertencentes à União

Acidente

Homem fica ferido ao cair de telhado de quatro metros durante chuva

Temporal

Bombeiros cortam árvores que impedia tráfego no Urucum

Homicídio

Homem de 23 anos é assassinado a facadas após briga

Feapan

Cavalo pantaneiro tem noite de gala