Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Material escolar: Procon orienta para compra com selo do Inmetro

16 janeiro 2018 - 11h50Assessoria PMC

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), orienta aos pais para que, neste período de compra de material escolar, adquiram produtos certificados pelo Inmetro. O diretor-executivo da Agência, Alexandre do Carmo Taques Vasconcellos, também orientou a adoção de precauções para que a compra saia mais barata. 

“Os pais devem ficar atentos ao selo do Inmetro no material escolar isso traz segurança”, disse o diretor-executivo do Procon explicando que a certificação tem como objetivo evitar acidentes que possam colocar em risco a segurança da crianças ao utilizarem os produtos. O selo deve ser afixado na embalagem. Se for um tipo de material vendido a granel, como lápis e canetas, a embalagem expositora deve estar próxima ao produto para que o consumidor identifique o selo corretamente.

São produtos regulamentados pelo Inmetro: apontador; borracha e ponteira de borracha; caneta esferográfica/roller/gel; caneta hidrográfica (hidrocor); giz de cera; lápis (preto ou grafite); lápis de cor; lapiseira; marcador de texto; cola (líquida ou sólida); corretor adesivo; corretor em tinta; compasso; curva francesa; esquadro; normógrafo; régua; transferidor; estojo; massa de modelar; massa plástica; merendeira/lancheira com ou sem seus acessórios; pasta com aba elástica; tesoura de ponta redonda; tinta (guache, nanquim, pintura a dedo plástica, aquarela).

Alexandre Vasconcellos também orientou outros cuidados que os pais devem tomar na hora da compra do material escolar. “Evitem o comércio ilegal, porque não lhe dá a segurança na qualidade do produto e nem garante a nota fiscal, se houver necessidade de reclamar. Os pais devem evitar a companhia dos filhos na hora da compra do material escolar. A criança vai querer um caderno com desenho, que é mais caro e tem a mesma qualidade de um que tem capa sem estampa. Também podem formar grupos de pais, mães porque um grupo maior de pessoas tem poder de barganha maior e a compra pode obter desconto maior”, disse.

O diretor-executivo do Procon também pediu atenção com as listas escolares, que não devem conter material proibido. “Produtos que sejam de uso coletivo, como materiais de higiene e limpeza, por exemplo, não podem ser solicitados pela escola. Qualquer consumidor que tiver dúvida ou se sentir lesado, pode procurar o Procon.

A Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) funciona na rua Sete de Setembro, 322, entre as ruas 13 de Junho e Delamare, no Centro de Corumbá. O telefone é o 3907-5431. Com informações do portal do Governo de MS.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Infraestrutura
Reparos na ponte sobre o rio Paraguai conta com estrutura de última geração e apoio de alpinistas
Dia do Artesão
Seu Sabastião é homenageado com 'Medalha Conceição dos Bugres' na ALEMS
Escondidas
Mulher é presa tentando entregar droga escondida na comida em presídio de Corumbá
Na Capital
Deputado federal preso por mandar matar Marielle Franco desembarca em MS
Trânsito Proibido
Caminhão desobedece sinalização e tomba na galeria da XV de novembro
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril
Registro Civil
Em 2022, número de nascimentos cai pelo quarto ano e chega ao menor patamar desde 1977
Ciclo de Palestras
IFMS promove palestras sobre inclusão no contexto educacional
Gabinete de Integração
Presidente do TJ entrega melhorias e assina parcerias em Corumbá

Mais Lidas

Trânsito
Capotamento na BR 262 deixa duas pessoas feridas
Acidente aconteceu no KM 5 da rodovia, após a ponte do Morrinho
Socorrida pelo pai
Autor de violência doméstica é preso em flagrante em Corumbá
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário