Matrículas - Sesi

Manoel João é empossado novo presidente da Associação Médica de Corumbá

Por Sylma Lima19 OUT 2017 - 09h57min

O médico gastroenterologista e intensivista, Manoel João Costa Oliveira, que já chefiou o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) de Corumbá por mais de quatro anos, foi empossado na noite desta quarta-feira, 18, novo presidente da Associação Medica Corumbaense. O médico em seu discurso, após citar o juramento de Hipócrates, enfatizou que não está a frente do órgão para fazer política ou ser usado para esses fins.

Manoel João assume pelo triênio entre 2018 e 2020. Foto: Sylma Lima

Manoel João desabafou sobre práticas médicas que abusam dos pedidos de exames, sem, contudo escultar o paciente. Para ele é necessário que o médico tenha seu trabalho reconhecido, de modo que ganhe de maneira que possa, em vez de se preocupar se vai ter a luz da casa cortada, atender com dignidade, “ouvindo, apalpando, conhecendo qual a sua família. Pois, vejo gente vindo a pé dos bairros mais longe de Corumbá para ouvir o que não deve e, isso não pode mais acontecer. Quero transformar essa associação em palco de discussões do âmbito médico e da ética profissional”.

Ele explicou que a sua chapa “valorize a medicina” veio com o propósito de fazer  cumprir a arte de salvar vidas e não vai permitir que o usem para fazer política, “aqui a última palavra e a minha”. E disparou, “só vejo a melhoria do médico com a melhoria nas condições de saúde. Onde o paciente tenha seu devido respeito e resguardo. Temos excelentes médicos na cidade, muitos não me conhecem aqui, mas, saibam que eu não gosto da mediocridade. Hoje o promotor esta fazendo exigências como cursos que não são da área, bater ponto, mas eu decidi ser médico, e vou trazer aqui para dentro a discussão da saúde. Não vou fazer política, mas agradeço a parceria do prefeito Ruiter através do seu secretário Rogerio Leite, pois sei que teremos um canal de comunicação aberto e, é isso que pleiteamos. Temos que lembrar que o mais importante é o paciente. O médico tem que voltar a ser médico, mas para isso precisa ser valorizado, não há como trabalhar sem condições mínimas. Doente não quer tomografia, doente quer médico, porque atualmente tomografia virou ‘Deus’, e temos que mudar isso o mais rápido possível. Garanto desde já que ninguém vai me usar politicamente, prometo a vocês trabalhar pela classe, e não vamos aceitar imposições que vão tolher nossas condições de pais de família”.

Chapa vitoriosa quer valorizar a medicina para que médicos trabalhem com dignidade. Foto: Sylma Lima

Manoel João é conhecido por ser formador de atletas que hoje conquistaram o mundo através da sua academia Iron. Ele é faixa preta com quatro graus, e além de protagonizar espetáculos no octógono, onde geralmente seus atletas saem vencedores, foi o melhore gestor do CTI de Corumbá nos últimos anos, conferindo o título de excelência no setor, durante os anos que gerenciou a unidade. A  redução dos números de óbitos foi significativa.

Presente no ato, o Secretário de Saúde de Corumbá, o médico Rogerio Leite disse em seu discurso que o mais importante é a união do setor, “buscando parcerias”. Ele lembrou que quando esteve a frente do órgão enfrentou muitas dificuldades, “ sem contudo conseguir a abertura de portas, mas não quero falar do passado, mas, de criar um mecanismo de resgate da nossa classe, coisa que foi perdida em toda Brasil. Por culpa nossa deixamos de ter essa união tão importante para nossa representatividade. Estamos lutando para a valorização profissional, e nos colocando a disposição para parcerias. O município está em dias com o hospital, alguma coisa atrasada é do governo estadual. Entretanto, o prefeito Ruiter mandou um recado, que até quarta da semana que vem todos os compromissos do Estado com a saúde serão quitados. Estamos aprovando para o próximo semestre nove salas com banheiros para melhorar a produtividade do médico” .

A candidatura de Manoel João foi amplamente apoiada. Foto: Sylma Lima

O tesoureiro da associação médica Ricardo Chauvet já comemorou algumas conquistas da nova chapa para melhorias do clube e também defendeu a união de classe, “já estamos trabalhando e atuando, principalmente na conquista de novos sócios para fazer do órgão uma entidade de classe e não apenas um clube. Ninguém aqui está aqui para fazer inimigos, ou brigar por causas pessoais, queremos lutar pela classe, mas, desde já aviso que aqui ninguém tem medo e se tiver que brigar, nós vamos brigar”.

Confira entrevista com Manoel João na íntegra. 

Confiram a composição da nova chapa “Valorize a medicina”

Presidente: Manoel João Costa Oliveira
Vice Presidente: Sandro Fabbi
1º Secretário: Nicolas Emanuel Conti
2º Secretario: Cristiano Ribeiro Xavier
Tesoureiro: Ricardo Chauvet
Orador oficial: Wilson Baruki
Vogais: Fernando V. Coelho Lima, Lauther Serra e Antonio Carlos de Carvalho.

Dr. Manoel João com a esposa Lúcia. Foto: Sylma Lima
  • Dr. Manoel João com a esposa Lúcia. Foto: Sylma Lima
  • Parte dos integrantes da chapa
  • Médicos associados em apoio a chapa vencedora. Foto: Sylma Lima

Deixe seu comentário

Leia Também

Estratégia

Fiscalização pode deixar passageiros da Siriema a pé

Transporte

Seriema não quebra monopólio e terá que atuar dentro da lei da fretagem

Alerta

Consumidor deve desconfiar de grandes descontos em Black Friday, diz Procon

Em pauta

Prefeito discute medidas para cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal

Evento

Interessados em participar das oficinas do VI Fegasa devem se inscrever até 28 de novembro

Internacional

América Latina joga 145 mil toneladas de lixo orgânico por dia em aterros

Política

Anthony Garotinho e Rosinha são presos no estado do Rio