Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Líderes debatem negociação e articulação na Fronteira e Pantanal

23 junho 2018 - 08h53Sebrae MS

Lideranças locais das regiões Oeste e Sul de Mato Grosso do Sul se reúnem este mês para o IV Encontro do Projeto LIDER, que tem como tema Oportunidades de Articulação e Negociação. O encontro dos municípios da região Fronteira do MS, que estima receber 50 pessoas, será realizado em Ponta Porã nos dias 26 e 27 de junho, a partir das 8 horas, no auditório do Hotel Barcelona (Rua Guia Lopes, 45). Já na região Pantanal, que espera contar com 40 lideranças, será realizado em Aquidauana nos dias 28 e 29 de junho, às 8 horas, no Buffet Requinte (Rua Pandiá Calógeras, 345).

Na programação do evento estão palestras e oficinas voltadas para as áreas de sustentabilidade, turismo, comportamento do líder e outras. As soluções buscam fazer com que os participantes exercitem a articulação, negociação e o posicionamento de liderança para montar um plano estratégico de desenvolvimento local. Até novembro, ocorrerão mais quatro encontros para estruturação e institucionalização dos grupos.

De acordo com Márcia Rocha, técnica do Sebrae/MS e coordenadora estadual do Projeto LIDER, as reuniões proporcionam aos participantes uma oportunidade de serem protagonistas na construção do futuro da região. “O planejamento estratégico é justamente para definir quem eles são, qual a missão desse grupo, qual a perspectiva para os próximos 20 anos – ações, objetivos, prazos, etc. Depois de pronto, eles apresentam o plano para a região e começam a colocar tudo em prática de acordo com as necessidades de cada município”, explica.

O projeto

Idealizado pelo Sebrae, o LIDER tem como objetivo preparar lideranças dos setores público e privado – com o envolvimento de representantes de diversos segmentos, como bares, restaurantes, hotelarias, ONGs e outros – para serem responsáveis por identificar as demandas locais e agir com foco no desenvolvimento econômico sustentável, mantendo a convergência entre políticas públicas municipais, estaduais e nacionais voltadas ao empreendedorismo.

Em Mato Grosso do Sul, a iniciativa está presente na Fronteira e no Pantanal, além da Costa Leste, cujo Plano de Desenvolvimento foi lançado em Três Lagoas no dia 7 de junho. O documento é o resultado dos trabalhos que tiveram início há pouco mais de um ano, com a implementação do programa na região.

Os municípios que compõem a Fronteira de MS são: Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Coronel Sapucaia, Dourados, Japorã, Laguna Carapã, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã e Sete Quedas.

Já a região Pantanal MS é composta por Anastácio, Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Corumbá, Coxim, Jardim, Ladário, Miranda, Porto Murtinho, Rio Verde de Mato Grosso e Sonora.

?

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Trânsito
Vereador pede estacionamento exclusivo para motos na Rua Porto Carrero
Saúde Pública
Vereador reivindica ambulância para atender comunidade de Albuquerque
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Cultura
Abril Livro começa hoje e vai até 26 de abril na Biblioteca CEU Heloísa Urt
Segurança Pública
Furtos de animais em assentamentos preocupam e vereador pede intervenção policial
Neste domingo
Prefeitura divulga relação dos locais de provas do concurso para cargos do Poder Executivo
Fiscalização
TCE-MS capacita servidores para fiscalização em licitações

Mais Lidas

Comemorativo
Banda de Música do Exército faz apresentação no Poliesportivo nesta terça-feira (16)
Oportunidade
Processo seletivo abre 24 vagas para o HRMS
Contribuição de 14%
Câmara apoia reavaliação de contribuição previdenciária a aposentados e pensionistas do Estado
Destaque
Prefeito empossa 31 aprovados em concurso público da Rede Municipal de Educação