Andorinha

Justiça do Trabalho se prepara para solucionar milhares de processos em MS

Por Com informações do CSJT19 MAI 2017 - 08h59min

Na próxima segunda-feira (22), começa a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista que pretende aumentar o número de acordos na Justiça do Trabalho, acelerando a tramitação dos processos.  Em Mato Grosso do Sul, 1.718 audiências foram agendadas na Capital e no interior. Segue release com as informações.

Justiça do Trabalho se prepara para solucionar milhares de processos em Semana da Conciliação

A Justiça do Trabalho espera solucionar milhares de processos por meio de acordos entre patrões e empregados durante a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que será realizada de 22 a 26 de maio, nos 24 Tribunais Regionais do Trabalho. Em Mato Grosso do Sul, 1.718 audiências foram agendadas para a próxima semana. Em todo o país, são mais de 30 mil processos em pauta.Empresas e trabalhadores são convocados para audiências, onde já há manifestação de pelo menos uma das partes em conciliar. Assim, uma proposta de acordo é apresentada e as partes decidem se querem ou não encerrar o processo. Todos os acordos são mediados por um juiz ou servidor competente e a homologação é feita pelo juiz do trabalho. O evento, promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, tem como objetivo finalizar de forma conciliatória processos que estão em tramitação: uma forma mais rápida e eficaz do que a via processual tradicional.

Na Semana Nacional da Conciliação Trabalhista do ano passado, as 26 Varas do Trabalho de Mato Grosso do Sul e o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região conseguiram o pagamento de direitos trabalhistas no valor de R$ 8 milhões, com um índice de acordo de 40%. Ao todo, 562 processos que tramitavam em Primeiro e Segundo Graus foram solucionados e 3.331 pessoas foram atendidas.

Este ano, a campanha tem o slogan "Para que esperar, se você pode conciliar". Desde 2015, a Justiça do Trabalho, por meio da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação, promove campanhas como a Semana Nacional de Conciliação Trabalhista com o intuito de conscientizar e estimular empresas e trabalhadores a optarem pelo diálogo ao invés de uma ação judicial - o objetivo é que patrões e empregados firmem acordos e solucionem seus litígios trabalhistas, reduzindo o número de processos que tramitam nos tribunais e varas.

 

 

Deixe seu comentário

Leia Também

Plantão

Jovem fratura clavícula ao cair de caminhão de mudança

Em alerta

Situação da Casa de Massa Barro preocupa Rufo que vai buscar parcerias

Geral

Casa da Moeda diz que produção de passaportes será normalizada em cinco semanas

Economia

Governo aumenta controle e impõe prazos para cumprir incentivos fiscais

Polícia

Trio de adolescentes armados roubam R$ 1.200 de casal

Ambiental

Conselho Gestor toma posse com novas perspectivas para a APA Baía Negra de Ladário

Diversão

Este domingo tem Pôr do Som com covers de grupos de rock famosos