Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Júri Simulado debate abuso sexual contra crianças e desperta formação crítica

21 abril 2017 - 08h43Assessoria Moinho

O Programa Proteger é Preciso, uma parceira do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano com a Vale e Fundação Vale para o combate ao abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes, completa um ano de ações para seus 280 beneficiários e estudantes das escolas da rede pública de Corumbá e Ladário. Essas ações já contemplaram 22 escolas e envolveram mais de 2 mil estudantes.

Nesta terça e quarta-feira, em mais uma etapa do programa, os estudantes participaram do Júri Simulado, assumindo os papéis de acusadores, defensores e testemunhas nos debates que giraram em torno do filme “Confiar”, uma produção norte-americana de 2010 que conta o envolvimento de uma adolescente de 14 anos (Anne) com um homem de 38 (Charlie) iniciado em um bate-papo pela internet assim que ela ganha seu primeiro notebook.

Durante todo o drama Anne se sente convencida de que está apaixonada por Charlie e defende o acusado, até que uma colega de escola descobre o envolvimento e decide contar para o diretor da escola. O homem era na verdade um profissional em induzir e seduzir adolescentes, e já tinha três passagens registradas pela polícia pelo crime de abuso sexual. No final do Júri Simulado, decisão unânime dos estudantes: Charlie é culpado e deve responder pelo crime de abuso sexual.

“Quando percebemos algo errado, precisamos meter a colher, sim, se não for para contar diretamente a uma pessoa de confiança, denuncie pelo Disque 100, o número da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos”, alertou a assistente social do Moinho, Thayla Cuellar, que coordenou os debates do Júri Simulado. “Vítimas de abuso sexual podem ter consequências pela vida inteira”.

Diretora Excecutiva do Moinho, Márcia Rolon, ressalta a formação de intérpretes-criadores no instituto. Foto: Assessoria Moinho 

O Júri Simulado, comum entre os estudantes de Direito, é muito importante para despertar o sentimento crítico e participativo de crianças e adolescentes, uma das missões levadas pelo Moinho em seus treze anos de atividades. “O Moinho vai além da dança, da música, da tecnologia, porque fornece uma formação crítica, queremos pessoas que conseguem transformar a sociedade e fazer um mundo melhor”,  ressaltou a diretora executiva do Moinho, Márcia Rolon, após a conclusão do Júri Simulado. “Queremos formar interpretes-criadores, ou seja, aqueles que criam a sua própria história, que façam a diferença”.

O Moinho mantém 280 beneficiários em aulas de música, dança, apoio escolar, educação ambiental, cidadania e tecnologia no contraturno escolar e conta com o patrocínio máster da Vale, patrocínio da Cielo, parceria da J.Macedo e tem como parceiros institucionais a Prefeitura de Corumbá, Prefeitura de Ladário e a Prefeitura de Puerto Suarez.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército