Menu
sexta, 20 de setembro de 2019
Câmara de Campo Grande - 120 de Campo Grande
Mobile - Câmara de Campo Grande - 120 anos de Campo Grande
Geral

Índices de reprovação e 'apontamentos' em vistorias mostram rigor de credenciadas em MS

13 setembro 2019 - 08h15Assessoria de Comunicação

Levantamento da Associação das Empresas de Vistoria de Mato Grosso do Sul (Assovis) mostra um percentual de 45% no índice de reprovações e "apontamentos" para correções nos veículos vistoriados em empresas credenciadas do Estado, no período de janeiro a agosto deste ano. Nos oitos meses, foram realizadas 106.884 vistorias, dessas, 11.312 foram reprovadas no ato da vistoria, o que representa 11% da frota vistoriada. Outros 36.599 (34%) veículos receberam "apontamentos", ou seja, quando algum item precisa ser analisado diretamente com os técnicos do Detran-MS.
 
Os dados mostram ainda uma média mensal de reprovação de 1.414 carros, e 4.575 veículos com "apontamentos". Para o presidente da Assovis, José Renato Cantadori, os números demonstram a qualidade e a seriedade com que as vistorias são realizadas pelas Empresas Credenciadas de Vistoria (ECVs), no Estado, e como as exigências são cumpridas rigorosamente.
 
“As empresas de vistoria atuam obedecendo critérios rigorosos, em processo totalmente digitalizado, inclusive, sendo modelo e referência para outros Estados, conforme atesta o Conselho Nacional da Vistoria Veicular. Realizamos todo o trabalho com profissionais capacitados e certificados, além de uma tecnologia de ponta, em que todo o processo é filmado por uma câmeras instaladas no pátio da empresa que dá acesso ao Detran-MS, em tempo real, para fiscalização”, explica Cantadori.
 
São filmados os itens obrigatórios e de segurança e as imagens são armazenadas por cinco anos e acessíveis em casos de irregularidades. Em uma melhoria contínua, as imagens também são analisadas e posteriormente gerados laudos de vistorias, garantindo veracidade, rastreabilidade e transparência ao processo de transferência de veículos.

Além da verificação do documento do veículo, na vistoria são avaliados vários itens obrigatórios de segurança, uma medida que ajuda a evitar que veículos sem condições de circulação estejam nas ruas colocando em risco a vida das pessoas. Na vistoria veicular são verificadas as condições de conservação, manutenção, mudanças de características, numerações identificadoras e os documentos pertinentes à circulação e atos administrativos.
 
As empresas de vistoria atuam por força de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão máximo de trânsito, e regulamentada pelo Detran-MS.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
Vereador pede melhorias na estrutura da unidade de saúde da Nova Corumbá
comunicação
Vereador volta cobrar lojas de operadoras de telefonia na cidade
Geral
Semana nacional do trânsito: vistoria veicular contribui para segurança nas vias
Policial
Polícia Militar recupera motocicleta roubada
Esporte e Lazer
Vereador reivindica área de lazer para atender comunidade do Maria Leite
Policial
Foragido chama a polícia após levar tiro e acaba preso
Geral
Sesc Corumbá recebe 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos
Acontece de 26 a 28 de setembro
Campanha
Meio Ambiente apresenta resultado da campanha “Na Sombra de uma Árvore”
Cidade
Na Câmara, vereador pede recadastramento imobiliário de Corumbá
Dia das Crianças
Dia das Crianças: concurso de frases tem inscrições abertas em Corumbá

Mais Lidas

Policial
Foragido chama a polícia após levar tiro e acaba preso
Campanha
Meio Ambiente apresenta resultado da campanha “Na Sombra de uma Árvore”
Dia das Crianças
Dia das Crianças: concurso de frases tem inscrições abertas em Corumbá
Cidade
Na Câmara, vereador pede recadastramento imobiliário de Corumbá