Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Imagem de Nossa Senhora dos Remédios é patrimônio histórico, cultural e religioso de Ladário

28 julho 2016 - 10h30PML

A lei municipal 960/2016, sancionada pelo prefeito José Antonio Assad e Faria, no dia 18 de julho, aprovada pela Câmara de Vereadores, declara a imagem de Nossa Senhora dos Remédios, como patrimônio histórico, cultura e religioso de Ladário. O tombamento foi inscrito no livro da Fundação de Cultura do Município de Ladário.

A imagem da Santa, que é a padroeira do município, está localizada na sede do Santuário de Nossa senhora dos Remédios, no centro desta cidade. Conforme a lei, fica proibida qualquer alteração ou modificação na imagem real da padroeira.

A lei também traz que, qualquer processo de restauração da mesma, deverá manter a originalidade preservada da imagem de Nossa Senhora dos Remédios, considerada a santa dos enfermos e desesperados.

“Essa é uma das maiores manifestações religiosas católicas em nosso Estado. Os devotos realizam uma festa maravilhosa em homenagens a Nossa Mãe protetora. Todos os anos, recebemos muitos visitantes que acompanham os eventos e aproveitam para agradecer as bênçãos alcançadas. Com tudo isso, também quem ganha é a nossa população, que a cada ano, demonstra a nossa tradição cultural”, disse o Prefeito José Antonio Assad e Faria.

História

Nossa Senhora dos Remédios é a padroeira da cidade de Ladário e comemora o seu dia junto aos seus fiéis em 24 de outubro, e para homenagear aquela que protege o município e seus moradores, a Prefeitura por meio da Fundação de Cultura, promove uma extensa programação festiva reunindo toda a comunidade.

Uma das atrações mais aguardadas, além dos festejos em frente ao Santuário, construído em estilo semi-gótico, é a tradicional Procissão Fluvial, que representa à reprodução da chegada da imagem na cidade de Ladário, no ano de 1895, através do Capitão- Tenente, José Raymundo de Souza Lobo.

Em seu livro “Sopa Paraguaia”, o escritor e poeta ladarense João Lisbôa Macêdo conta que a história de devoção começou com o capitão-tenente Souza Lobo, que deu a imagem de presente à cidade.

Até ali, a estatueta, de origem espanhola, modulada em gesso, trazida para Ladário em 1895, ficava na capela do Arsenal da Marinha.

Sua história de amor, fé e afinidade espiritual está ligada ao município, atraindo peregrinos vindos de todos os lugares para comemorar seu grande dia. Incorporada ao cotidiano dos católicos de Ladário, a santa é representada no Brasão Municipal por meio de duas flores de lis. Só em 2015, em torno de 25 mil fiéis, passaram pela Pérola do Pantanal, nos doze dias de festa.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal