Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Governo quer criar departamento contra corrupção e crime organizado

21 novembro 2019 - 10h06Campo Grande News

O governo estadual enviou novo pacote de projetos para Assembleia, para ser votado neste final do ano. Entre eles está a criação do Dracco (Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado), dentro da Polícia Civil, o aumento de mais cinco anos na idade limite para reserva remunerada de policiais (militares) e bombeiros, assim como o orçamento do fundo estadual de segurança.

Foram enviados oito projetos. Entre eles o que cria o Dracco (Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado), dentro da estrutura da Polícia Civil, que tem a intenção de “alinhar” a política estadual de segurança pública, com as novas diretrizes do SUSP (Sistema Único de Segurança Pública).

A proposta ainda traz outras mudanças, como instituir a promoção por ato de bravura, a partir da sua publicação, assim como excluir o “valor nominal” para pagamento de verbas indenizatória de alimentação, que vai seguir a disponibilidade financeira do Estado, de acordo com o equilíbrio das contas públicas.

Ainda prevê a cassação da aposentadoria se o policial civil tiver praticado falta “punível” de demissão, seguindo mesma regra do servidor estadual ativo. Também impede o policial que esteja respondendo a processo (administrativo) de ser exonerado a pedido ou conseguir aposentadoria voluntária, antes do término do processo.

O secretário estadual de Segurança também será autorizado a aplicar a pena de demissão, após o governador delegar tal competência, seguindo assim o posicionamento do STF (Supremo Tribunal Federal). “Esclareço que esta proposta considera as disponibilidades financeiras do Estado e as imposições legais de manutenção do equilíbrio das contas”, diz o governo.

Idade - O governo também quer aumentar em cinco anos a idade limite para policiais militares e bombeiros permanecerem na reserva remunerada, que agora passará a 70 anos aos oficiais homens e 65 anos aos praças, já entre as mulheres, 65 anos (oficiais) e 60 para praças.

A justificativa é que estes profissionais terão mais tempo para atuar na condição de convocados ou designados para o serviço, já que na legislação atual eles ficam limitados devido a idade, mesmo com boa capacidade física e mental para exercer tais funções ao Estado. O governo alega que esta mudança atende as demandas da própria categoria.

O terceiro projeto da área (segurança) define o orçamento para Fundo Estadual de Segurança Pública, que foi criado neste ano. A abertura de crédito especial será no valor de R$ 12.988.600,00. O governo destaca que os recursos (fundo) para programas e ações neste setor são de transferências e repasses do Fundo Nacional de Segurança Pública.

Habitação – O governo enviou três projetos na área de habitação. O primeiro instituí o programa para construção de moradias destinadas à Aldeia Água Bonita, que é formada em maioria por comunidade indígena, em área urbana de Campo Grande.

O segundo (projeto) autoriza a Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul) a doar área para beneficiários do Programa de Produção e Adequação Habitacional Integrada e Fomento ao Desenvolvimento Urbano do Estado, em imóveis que ficam nas cidades de Coxim e Corumbá, sendo que neste município, se trata do Loteamento Conquista do Guató.

Também foi enviado a prorrogação até 31 de dezembro de 2020, para as pessoas que desejam aderir ao programa “Morar Legal”, que prevê a renegociação de dívidas com a Agehab, por parte de beneficiados em programas sociais de habitação.

Mudanças – O governo também quer implantar a tramitação do processo administrativo tributário por meio eletrônico. “Em razão da evolução tecnológica, o Estado vem alterando a sua legislação com o objetivo de migrar, para o meio eletrônico, os documentos e os livros fiscais utilizados pelos contribuintes”, diz o projeto.

Ainda justifica que o Estado já conta com estrutura específica para conduzir estes processos por meio eletrônico, o que segundo ele, vai trazer ganhos a gestão pública e aos contribuintes, para deixar este trabalho mais simples, ágil e ainda te redução de custos.

Também será avaliado pelos deputados o projeto que amplia a representatividade da PGE ( Procuradoria Geral do Estado), concedendo mais “liberdade” para atuação dos procuradores. Entre as ações previstas está a autorização para que eles possam abster ou desistir de medidas judiciais em autarquias, empresas e fundações públicas, que fazem parte da administração indireta.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Comitê Paralímpico revela valor de prêmios de medalhistas em Paris
Geral
Casos de síndrome respiratória aguda grave sobem no país
Geral
Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas
Geral
Motorista que morreu em batida com ônibus na BR-262 estava a caminho de fazenda para buscar filhos
Geral
Empresário alvo de operação contra fraudes em licitações recorre ao TJMS e tem liberdade negada
Geral
Seca baixa nível do Rio Paraguai e paralisa exportações de minério em Mato Grosso do Sul
Geral
Banco Central revisa previsão de crescimento da economia para 1,9%
Geral
Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue
Tempo
Sexta-feira amanhece com 24 graus em Corumbá
A temperatura máxima pode chegar a 33°
Geral
Balanço de combate ao furto de energia registra mais de 7 mil irregularidades em 2023 no MS

Mais Lidas

Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril