Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Fórum de Capoeira de MS quer incluir luta no calendário de eventos e criar Circuito Cultural

14 fevereiro 2020 - 11h20Assessoria

O Fórum de Capoeira de Mato Grosso do Sul se reuniu com representantes da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), juntamente com a Coordenadoria da Igualdade Racial de Campo Grande, com o objetivo de captar políticas públicas voltadas à atividade. Entre as propostas apresentadas estão: colocar a Capoeira dentro do calendário de eventos da secretaria, promover o Circuito Cultural de Capoeira e atividades durante no mês em que se comemora o Dia do Capoeirista, em 3 de agosto.

O coordenador geral do Fórum de Capoeira de MS, André Luiz, explica qual a importância do desenvolvimento da atividade em nossa sociedade. “Grupos importantes de Capoeira fazem trabalhos na periferia, com práticas sociais, tirando meninos e meninas das ruas, do envolvimento com drogas e violência, sem qualquer apoio por parte da Prefeitura Municipal e Governo do Estado. Esses trabalhos culturais são muitas vezes desconhecidos pelas pessoas e nossa proposta é de que a sociedade tenha acesso mais direto a eles. As aulas de Capoeira são enriquecedoras, pois além de conhecerem e entenderem o que é, os alunos podem descobrir a história cultural por trás de tudo isso”, destaca.

Para ele, os editais promovidos pelo Município e Estado direcionados à cultura, não são suficientes para dar maior visibilidade e aproximar a população de algumas práticas esportivas, como a Capoeira. “Pessoas físicas e jurídicas podem apresentar seus projetos para concorrer, mas na maioria das vezes ficam de fora de recursos voltados exclusivamente para estes fins. O que Mato Grosso do Sul precisa é que a cultura seja mais constante, de fácil acesso e que seja amplamente divulgada”, ressalta.

A ideia principal do Fórum é fazer com que a Capoeira esteja tanto nos espaços públicos como privados, como forma de aproximá-la à sociedade. No encontro, também foram demandados incentivos para a realização de aulas e seminários de Capoeira. “Nos grupos espalhados pelos bairros da cidade, por exemplo, temos profissionais preparados. É importante fazer com que a população procure as academias e os mestres”, salienta.

A Sectur se prontificou a elaborar um edital entre março e abril para os eventos propostos.  “A Sectur  e a Coordenadoria da Igualdade Racial de Campo Grande foram as únicas que abriram as portas para que fossemos ouvidos e pudéssemos apresentar uma agenda de eventos. Estamos esperançosos porque a maior beneficiada é a sociedade. O Fórum quer que o cidadão esteja mais próximo dessa cultura que é genuinamente brasileira”, finalizou André.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo