Matrículas - Sesi

Escola JGP faz ‘aulão’ de três dias para Enem 2017

Por Sylma Lima26 OUT 2017 - 09h58min
Fernando é mestre em Língua Portuguesa e quer o 'aulão' focado em redação. Foto: Sylma Lima

Começou a correria dos candidatos ao Enem 2017. As provas não são feitas apenas para alunos do terceiro ano, mas para qualquer pessoa que queira mudar de profissão. Muita gente já fez uma faculdade, mas devido à falta de demanda no mercado, quer optar por outro curso. Desta forma o exame se torna muito concorrido, pois os formados também estão na disputa por uma vaga em uma universidade pública. Tem gente que está na terceira tentativa, ou mais, devido a concorrência dos cursos.  O fato é que o Enem já começa a tirar o sono de muita gente, principalmente aqueles querem entrar na disputa pelos  cursos mais disputados como os da área da saúde (medicina, odonto), ou do Direito e engenharia.

Pensando nisso o coordenador pedagógico da Escola Estadual Julia Gonçalves Passarinho (JGP) Fernando Silva da Cruz em conjunto com a direção da unidade educacional decidir fazer um áulão’ de três dias, integral, gratuito, com abordagem em todas as disciplinas, principalmente redação, que é a maior dificuldade dos alunos. Fernando explicou ao Capital do Pantanal que serão três dias de estudos, integral, somente  voltados para o Enem, sendo a cada hora uma disciplina com abordagem em conteúdos que caem nas provas. Os dias serão:  26 e 27 de Outubro, e diz 10 de Novembro” .

O professor explicou que o enfoque serão as atividades que tem uma abordagem maior no exame, “ principalmente técnicas de redação, com temas atuais e alguns conteúdos que já aconteceram no primeiro trimestre do ano. É uma forma, em especial, de incentivar o aluno de escola pública a fazer a faculdade, porque muitos encerram os estudos quando conclui o segundo grau. E com base nisso, queremos coloca-los dentro dessa necessidade que o mercado exige” . O curso será na escola JGP e tem na carga horaria nove disciplina.  Questionado se poderia receber alunos de outras escolas Fernando disse que, “ estão de portas abertas” . 

Segundo o site de notícias G1,  o número de acessos ao cartão de confirmação da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, que mostra o local de prova de cada candidato, superou três milhões na tarde desta segunda-feira, 23, o que representa 45% das inscrições, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O estado em que a maior parte dos estudantes já acessaram o cartão é a Paraíba, onde 57% dos candidatos viram onde farão as provas. No Ceará, 55% dos participantes já consultaram o cartão; em Pernambuco e no Rio Grande do Norte, 53%. O Amazonas tem o menor número de acessos: 30%.

O local de prova em que cada candidato fará o Enem está disponível no cartão de confirmação, no site https://enem.inep.gov.br/participante/. Para acessar a informação, é necessário digitar o número do CPF e a senha cadastrada na inscrição.

Dessa forma, será possível visualizar o endereço onde a prova será aplicada, o horário, a data, a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos especializados, caso tenham sido solicitados.

Cartão de confirmação

De acordo com o Inep, não é obrigatório apresentar o cartão de confirmação no dia do exame. No entanto, o órgão recomenda que todos imprimam e levem o documento para facilitar o acesso às informações e evitar confusões com o endereço e os horários da prova.

Data da prova

Pela primeira vez, o Enem será realizado em dois domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro. O primeiro domingo terá linguagens, ciências humanas e redação, com cinco horas e meia de prova; no segundo, matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de exame.

Horários da prova

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de Brasília (DF). A aplicação do exame começará às 13h30. No primeiro domingo, irá até 19h. E no segundo, até 18h.

Senhas esquecidas

Participantes que esqueceram a senha cadastrada na inscrição deverão recuperá-la para conseguir acessar o cartão de confirmação. O Inep preparou um passo a passo na Página do Participante com orientações para três situações específicas.

A recuperação simples é para aqueles participantes que esqueceram a senha, mas lembram o e-mail cadastrado, para o qual uma nova senha será enviada. Já o participante que não se lembra da senha nem do e-mail, mas se recorda do telefone cadastrado, poderá receber a nova senha por SMS. Aquele participante que não se lembra da senha, do e-mail e do celular deverá cadastrar novos dados de contato.

PASSO A PASSO - Recuperação Simples

Acesse a Página do Participante do Enem 2017.

Forneça seu CPF, responda ao desafio das figuras e clique no link “Esqueci minha senha”.

Uma nova tela mostrará seu CPF e alguns caracteres do e-mail cadastrado na inscrição para sua conferência. Responda novamente ao desafio das figuras e clique em “Enviar nova senha por e-mail”. Uma nova senha será enviada para o e-mail cadastrado.

PASSO A PASSO - Recuperação E-mail Esquecido

Acesse a Página do Participante do Enem 2017.

Forneça seu CPF, responda ao desafio das figuras e clique no link “Esqueci minha senha”.

Uma nova tela mostrará seu CPF e alguns caracteres do e-mail cadastrado na inscrição para sua conferência.

Se você não se lembra ou não tem acesso ao e-mail revelado, responda novamente ao desafio das figuras e clique no link “Não tenho acesso a este e-mail”.

Uma nova tela mostrará seu CPF e alguns caracteres do celular cadastrado na inscrição para sua conferência.

Responda novamente ao desafio das figuras e clique em “Enviar nova senha por SMS”. Uma nova senha será enviada para o telefone cadastrado.

Deixe seu comentário

Leia Também

Conexão Internacional

Voo direto entre Campo Grande e Paraguai começa funcionar

Capital

Caminhada em Campo Grande pede tolerância com diversidade religiosa

Internacional

Paraguai reconstitui hoje assassinato de jornalista na fronteira com MS

Oportunidade

Semana começa com 420 vagas em concursos e salários de até R$ 19,4 mil

Serviço

Ação Cidadania da Fiems encerra o ano com 36,9 mil atendimentos

Educação

Prova do IFMS reúne mais de 3,4 mil candidatos em dez municípios

Serviço

Em Corumbá, vereador cobra instalação de loja ou posto de atendimento da Oi