Menu
sexta, 17 de janeiro de 2020
Andorinha - Horários Economicos
Mobile - Campanha Viajar Andorinha - Felicidade
Geral

Enem libera notas nesta sexta-feira; veja como recuperar senha

16 janeiro 2020 - 10h54Mariana Tokarnia / Agência Brasil

Amanhã (17), os quase 4 milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 terão acesso às notas que obtiveram na avaliação. Para acessar os resultados é preciso informar, na Página do Participante, o CPF e a senha cadastrados na hora da inscrição no exame. 

Desde já, os estudantes podem se preparar para conferir as notas. Aqueles que não lembram a senha, podem recuperá-la no próprio sistema. É possível acessar o resultado também pelo aplicativo do Enem. 

Para acessar as notas na Página do Participante, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, divulgou um passo a passo:  

Ao entrar na página, logo aparece a Nanda, uma personagem digital com uma pergunta. Para avançar, é preciso responder ao desafio. Isso é feito para evitar o acesso de robôs.

Em seguida, os estudantes devem informar o CPF e inserir a senha. Caso não se lembrem da senha, basta clicar no link “Esqueci minha senha”, que está logo abaixo do campo de preenchimento.

O sistema vai, então, pedir para o usuário escolher se a senha cadastrada será enviada para o e-mail registrado durante a inscrição ou se quer alterar o e-mail. O sistema dá uma pista para que o participante se lembre de qual e-mail foi cadastrado durante a inscrição.

Caso a opção seja por receber a senha no e-mail cadastrado, basta procurar na caixa de entrada. Se não encontrar, o Inep orienta a verificar a caixa de spam. 

Quem não tem mais acesso ao e-mail informado na inscrição ou quiser trocar o endereço do correio eletrônico deverá responder às perguntas solicitadas a respeito dos dados informados na inscrição. Acertando todas as respostas, é só informar o novo e-mail.
O Inep irá, então, enviar a senha para o novo e-mail, e o participante poderá acessar as notas no exame. É possível, inclusive, consultar os resultados de edições passadas, caso o usuário tenha feito o Enem em outros anos. 

A senha deve ser guardada em local seguro e de fácil acesso. Ela ainda será usada para a inscrição nos programas federais de acesso ao ensino superior. Na Página do Participante, os candidatos têm acesso ao número de inscrição, também usado para concorrer a vagas no ensino superior. 

Nesta sexta-feira (17), os estudantes terão acesso à nota da redação e à pontuação de cada uma das quatro áreas de conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

Ensino superior

Com os resultados, os estudantes poderão concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e participar do Fundo de Financiapróximo ›mento Estudantil (Fies).

O primeiro processo que terá as inscrições abertas é o Sisu. Para participar é preciso fazer a inscrição online no período de 21 a 24 de janeiro. As inscrições para o ProUni poderão ser feitas de 28 a 31 de janeiro e, para o Fies, de 5 a 12 de fevereiro.
Além dos programas nacionais, os estudantes podem usar as notas para cursar o ensino superior em Portugal. O Inep tem convênio com mais de 40 instituições portuguesas. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Evento
Festival Internacional de Pesca Esportiva em Corumbá esta confirmado para Abril
Para Enonomizar
Pesquisa divulga variação do preço de materiais escolares em três lojas de Corumbá
Aumento de 12,84%
MEC divulga reajuste do piso salarial de professores da educação básica para 2020
Eliminando Focos
Sábado é dia de mutirão de limpeza no bairro Popular Nova
Inédito
Comunidade indígena vítima de aplicação irregular de agrotóxico é indenizada em R$ 150 mil
Justiça atendeu pedido do Ministério Público Federal e condenou um proprietário rural, um piloto agrícola e a empresa contratante por danos morais coletivos
Polícia
Ponto de venda de droga é estourado no bairro Cravo Vermelho I
Polícia
Foragido é flagrado com mais de 80 papelotes no bairro Borroski
Educação
Estudantes de todo o país já podem conferir notas do Enem
As notas não cabem recurso. O espelho da prova, com detalhes da correção dos textos, será divulgado em março
Bombeiros
Marimbondos invadem quatro residências da parte alta de Corumbá
Tempo
Sexta-feira será de tempo instável no Estado

Mais Lidas

Acidente
Quatro árvores caíram sobre casas de Corumbá nas últimas 24 horas
Saúde
Dengue: imóveis reincidentes estão sendo notificados em Corumbá
Acidente de Trânsito
Queda acidental de moto deixa passageira ferida no centro de Ladário
Parceria
Iunes e consulesa da Bolívia discutem questões fronteiriças em Corumbá