Governo - Doação de Órgãos

ENEM 2018: já são mais de 4,2 milhões de inscritos

Por Midiamax16 MAI 2018 - 10h50min
Participantes podem frequentar curso preparatório ENEM com bolsa de estudoFoto: Midiamax

Em uma semana de inscrições, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) supera a marca de 4 milhões de inscritos. O prazo para participar do exame, que como finalidade principal a avaliação do desempenho escolar e acadêmico ao fim do Ensino Médio, será encerrado às 23h59 desta sexta-feira (18) mas os candidatos terão até o dia 23 de maio para realizar o pagamento da taxa de inscrição, de R$ 82. O participante receberá a confirmação do pagamento em até cinco dias úteis.

Entre os isentos no Enem 2018, das 3.361.468 de pessoas contempladas com o benefício, 1.901.061 haviam feito a inscrição até a última sexta (11). A isenção foi concedida aos solicitantes que se enquadraram em um dos quatro perfis: na Lei nº 12.799, a partir de critérios de renda e de origem escolar (rede pública ou privada); no Decreto nº 6.135, a partir de inscrição no CadÚnico; concluintes do ensino médio em escola pública; e que se inscreveram no Encceja 2017 e obtiveram nota suficiente para a certificação.

A informação foi anunciada esta terça-feira (15) pela entidade organizadora, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ainda de acordo com a instituição, por conta da mudança de formato, estudantes que concluíram o ensino médio em 2018 e vieram de escola pública terão direito à gratuidade. O benefício será válido tanto para os que não solicitaram a isenção quanto para os que eram treineiros em 2017 e não compareceram ao local de provas.

Inscrições no ENEM 2018

Com a nota ENEM, o estudante pode se candidatar às vagas nas faculdades e universidades brasileiras por meio de inscrição no FIES 2018 (Fundo de Financiamento Estudantil) e em programas como o Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Entre os mais de 7.603.290 inscritos estava o estudante Anderson de Oliveira, de 18 anos, participante ENEM aprovado em Engenharia de Produção na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Para ele, a preparação é fundamental para realizar uma boa prova. “Acho que a rotina de estudos é fundamental porque a prova requer uma rotina diferente. O tempo é um dos maiores empecilhos. É preciso muito tempo para responder as questões com tranquilidade”, destaca o estudante.


 

Deixe seu comentário

Leia Também

Acessibilidade

Vereador pede ao Governo, recuperação de calçada de escola estadual

Educação

Com diretores da REME, Prefeitura celebra Dia dos Professores

Meio ambiente

PMA realiza soltura de jacaré-de-papo-amarelo capturado por bombeiros

Economia

MS teve 2,2 mil demissões por acordo desde o início da reforma

Acessibilidade

Solicitada recuperação de passarela de acesso a escola em Porto Esperança

Geral

Dois morrem afogados em córrego e amigos usam anzol para encontrar corpos

Geral

Depois de alerta de emergência, Rio Miranda volta ao nível normal