Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Empresários são mantidos em sala errada para perder licitação milionária, diz denúncia

17 dezembro 2018 - 13h50TopmídiaNews

Concorrência de número 012/2018, promovida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Corumbá, no valor 4.566.572,40, definida no mês passado e que teve como vencedora a empreiteira A.L. dos Santos & Cia, tem sido questionada no MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) por suspeitas de fraude.

O certame foi realizado para selecionar empresa especializada em serviço de locação de máquinas e equipamentos móveis. O contrato dura um ano, ou seja, vai custar R$ 380,5 mil mensais, quantia paga pela prefeitura.

Pela denúncia, a A.L., do empresário André Luiz dos Santos, conhecido entre os donos de construtoras como André Patrola, teria sido a ganhadora porque a disputa foi direcionada e outros três empreendimentos teriam sido impedidos de concorrer.

A queixa foi fichada na 5ª Promotoria de Justiça de Corumbá, a que atua na proteção do consumidor, do patrimônio público e social, curadoria dos registros públicos e das fundações e crimes correlatos.

O caso, sob o número 05.2018.00026759-0, aguarda a avaliação da promotoria, daí é definido se a investigação segue adiante, ou não.

Ninguém dos envolvidos na questão quis conversar com a reportagem.

Pelo apurado pelo TopMídiaNews, no dia de protocolar as propostas, 21 de novembro passado, três representantes de empresas foram até o prédio da prefeitura onde são definidas as licitações e lá ficaram numa sala.

Ocorre que o processo licitatório deveria ser registrado noutro cômodo do imóvel, no andar superior. O prazo determinado pela secretaria de Infraestrutura era às 9h.

Uma hora antes os concorrentes já estavam ali no primeiro andar aguardando orientação do pessoal que cuida do certame. Um dos representantes de empresa percebeu que algo estava errado e saiu da sala para procurar o setor de licitação.

E achou. Ocorre que o prazo já tinha expirado. O relógio marcava 9h05 minutos. Uma servidora municipal avisou o representante que não tinha mais como protocolar a proposta.

Suspeitas indicam que os concorrentes foram mantidos em sala errada propositadamente, meio de eles não concorreram pelo contrato da prefeitura.

Duas empresas teriam disputado a licitação: ALS Santos e Construtora Rial. Dias depois, a ALS foi anunciada no Diário Oficial do município como a empresa vencedora.

Por um ano, a ALS terá de locar para a prefeitura moto-niveladoras, escavadeira hidráulica, pá-carregadeira, caminhão-pipa, rolo compactador vibratório, caminhão basculante, trator de esteiras, compactador de solos de percussão e retroescavadeira.

Não é a primeira vez que a empresa de André Patrola é questionada por vencer licitações promovidas pela prefeitura de Corumbá.

No início do ano passado, a prefeitura local chegou a anunciar que ia promover uma auditoria com a intenção de checar se as licitações vencidas pela ALS tinham sido fraudadas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército