Andorinha - Nova Frota

Empresários de MS participam de feira da indústria de plásticos na Alemanha

Por Redação30 OUT 2017 - 09h33min

Em missão empresarial realizada pelo Sindiplast/MS (Sindicato das Indústrias de Plásticos e Petroquímicas) em parceria com o Senai e Sebrae/MS, nove representantes das indústrias do segmento em Mato Grosso do Sul participaram, entre os dias 13 e 18 de outubro, da Feira Fakuma, na cidade de Friedrichshafen, na Alemanha.

feira é uma ótima oportunidade para troca de experiências. Foto: Divulgação/Fiems

Realizado há 30 anos, o evento ocupa o segundo lugar no ranking geral de feiras internacionais para plásticos, o que, para o presidente do Sindiplast/MS, Zigomar Burille, representa uma oportunidade única de trocar experiências e conhecer as novidades do segmento.

“Foi a primeira vez que participamos desta feira e foi uma experiência muito enriquecedora. Além de conhecermos in loco o que há de mais de novo em termos de tecnologias para a indústria plástica, o sindicato pode trazer e compartilhar esse conhecimento com o empresário de Mato Grosso do Sul. Trouxemos, por exemplo, um manual muito completo para o Senai, que pode servir de referência e embasar pesquisas na área de inovação”, relatou Zigomar Burille sobre a experiência.

Na lista de tecnologias que podem ser trazidas para as empresas do segmento plástico do Estado está um limpador de ferramentas e matrizes com gelo seco. “Algo muito útil, porque atualmente as empresas usam uma lixa para fazer esse procedimento, e de forma manual. O gelo seco pode acelerar esse processo”, afirmou o presidente do Sindiplast/MS, que está com os contatos da fabricante do equipamento, uma empresa Alemanha, e analisa a viabilidade de importá-lo para Mato Grosso do Sul.

Comitiva de MS na feira internacional. Foto: Divulgação/Fiems

Além de conhecer os expositores da feira, o grupo de empresários sul-mato-grossenses visitou as indústrias Arburg, que fabrica injetoras para o processamento de plástico, e a Kraussmaffei, fabricante de máquinas extrusoras. O contato com as empresas alemãs foi realizado pelo CIN (Centro Internacional de Negócios) do IEL, que realiza a aproximação dos empreendimentos locais com o mercado externo.

A programação da feira também incluiu painéis que abordaram temas de interesse da indústria plástica, como tecnologia de vácuo a seco para desgaseificação da extrusora, traçabilidade dos plásticos com ajuda da marcação a laser, softwares para facilitar a gestão da empresa e apresentação de cases de sucesso do segmento na Alemanha.

Participaram da missão representantes das empresas D’Itália Indústria e Comércio de Plásticos Ltda., Doraplast Indústria e Comércio de Plásticos Ltda., Indústria de Materiais Plásticos Santa Maria Ltda., Indústria e Comércio de Plásticos Morena Ltda., Quimiplast Indústria e Comércio de Forros de PVC Ltda., Itaplás MS Reciclagem Ltda., Polifort Indústria e Comércio de Plástico Ltda., Portoplast Indústria de Plásticos Ltda. e União Indústria e Comércio de Plásticos Ltda. Informações da assessoria da Fiems.

 

Deixe seu comentário

Leia Também

Enchente

PMA auxilia atingidos por enchentes, resgata famílias e salva animais domésticos

113 anos

Câmara homenageia Rotary Club de Corumbá com uma Sessão Solene

descumprimento da lei

MPE abre inquérito para investigar descumprimento da lei que proíbe inaugurar obras inacabadas

Prestação de contas

Prefeito faz balanço dos 100 dias de gestão e apresenta ações para 2018

Policial

Polícia Militar Captura homem Foragido da Justiça Durante Abordagem

Internet

Vereador pede solução para problemas de sinal de internet em Corumbá

Esportes

Pivôs de pancadaria no Comerário só devem ser julgados semana que vem