Matrículas - Sesi

Embrapa e Unicamp realizam o 4° Encontro Mídia e Pesquisa

Por Assessoria01 NOV 2017 - 11h30min

Ética e “pós-verdade” são os temas em debate nesta edição, que oferece 200 vagas gratuitas. Inscreva-se.

Com o objetivo de discutir a importância da ética na divulgação científica para as organizações de pesquisa e o papel do jornalismo científico na era da “pós-verdade”, incentivando o debate crítico da ética na cultura científica vigente, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizam o 4º Encontro Mídia e Pesquisa. Com o tema “Ética em divulgação científica na era da pós-verdade”, o evento ocorre em 14 de novembro de 2017, das 9 às 15h30, no Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas (SP).

O Encontro Mídia e Pesquisa vai reunir cientistas, professores, jornalistas e estudantes em torno de três painéis, que trarão um panorama da inserção da ética na divulgação e no jornalismo científico, além da visão de representantes da docência e do jornalismo sobre a credibilidade da informação científica e da cobertura da mídia na era das fake news. A Universidade de Oxford definiu “pós-verdade” como um termo “que se relaciona ou denota circunstâncias nas quais fatos objetivos têm menos influência em moldar a opinião pública do que apelos à emoção e a crenças pessoais”.

Além de promover a discussão sobre a cobertura atual de ciência pela mídia, o evento, voltado especialmente a pesquisadores, profissionais de jornalismo, professores e alunos de comunicação social e jornalismo, entre outros interessados, busca debater os temas ética, credibilidade das fontes de informação, jornalismo científico, jornalismo de dados, comunicação e divulgação científica. Também serão discutidas as novas tecnologias de informação e comunicação em divulgação científica e jornalismo de dados, e como estas tecnologias podem auxiliar nos desafios que o jornalismo científico enfrenta atualmente na era da “pós-verdade”.

Programação
O Painel 1, Ética e pós-verdade, moderado pelo jornalista e professor do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/Unicamp) Ricardo Whiteman Muniz, vai reunir três debatedores. O filósofo da Unicamp Roberto Romano discorrerá sobre “Fake news ou sofística? Uma ‘descoberta’ de algo antigo”. Em seguida, o jornalista e professor da PUC-Campinas Carlos Alberto Zanotti fala sobre “O jornalismo na era da ‘pós-verdade’”. Finalizando o painel, o jornalista Carlos Orsi (http://carlosorsi.blogspot.com.br/) tratará sobre “Fatos alternativos: um informe das trincheiras”.

O Painel 2, Credibilidade e fontes confiáveis de informação científica, moderado pela jornalista e professora da PUC-Campinas Ciça Toledo, se inicia com a presidente do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo), jornalista Ângela Pimenta, que apresenta o “Projeto Credibilidade (https://www.credibilidade.org/): como distinguir a informação qualificada do ruído no meio digital”, seguida pelo jornalista e editor do Direto da Ciência, Maurício Tuffani, que falará sobre “O desafio do contraditório no jornalismo científico”. Para finalizar, o professor da Faculdade de Ciências Aplicadas – FCA/Unicamp (Limeira, SP) Peter Schulz discorre sobre “Os mecanismos de disfarce da má ciência”.

Na parte da tarde, o Painel 3, moderado pelo pesquisador e professor-coordenador do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (Labjor/Unicamp), Rafael Evangelista, mostrará algumas das Novas plataformas tecnológicas em divulgação científica e jornalismo de dados, com três cases. “Divulgação da Ciência na Embrapa” será apresentado pelo jornalista da Secretaria de Comunicação da Embrapa (Secom) Jorge Duarte. “Jornalismo de Dados: técnicas, ferramentas e perspectivas”, pelo jornalista e editor do Estadão Dados, Daniel Bramatti e “Os desafios do jornalismo científico no ambiente colonizado digital”, a ser apresentado pela jornalista Raquel Almeida (Labjor/Unicamp).

De acordo com a comissão organizadora, “o jornalismo científico tem como desafio não só transmitir ao público leigo informações técnicas, mas promover reflexões e discussões de forma transparente e democrática, inclusive no campo da ética”. Deste modo, o evento busca principalmente promover e estimular o amplo diálogo sobre divulgação e jornalismo científico nos dias atuais e a sua importância para a popularização da ciência no País.

Veja a programação completa aqui. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet. Serão oferecidas 200 vagas e todos os participantes receberão certificados de participação. O 4º Encontro Mídia e Pesquisa é uma realização da Embrapa, por meio de suas Unidades em Campinas e Jaguariúna (SP): Gestão Territorial, Informática Agropecuária, Meio Ambiente, Monitoramento por Satélite, e Produtos e Mercado – Escritório de Campinas, em parceria com a Secretaria de Comunicação e o Labjor da Unicamp.

Serviço
4º Encontro Mídia e Pesquisa
Data: 14 de novembro de 2017
Horário: 9 às 15h30
Local: Centro de Convenções da Unicamp. Avenida Érico Veríssimo, 300, Barão Geraldo, Campinas, SP.

 

Deixe seu comentário

Leia Também

Combate ao tráfico

Polícia Civil estoura ‘boca’ no Loteamento Pantanal

Procon

Empresas são autuadas por impedirem reserva de passagens interestaduais gratuitas

Emprego

Mercado de Trabalho de MS inicia recuperação e gera mais de 700 vagas em outubro

Educação

IFMS divulga gabarito do Exame de Seleção para os cursos técnicos

Brasil

Presídios terão banco de dados sobre situação de detentos

Concorrência

Ônibus vai operar de Corumbá para Capital com fretagem a R$ 140 ida e volta

Segurança

Receita doa câmeras ao Município e amplia videomonitoramento na fronteira