Menu
terça, 21 de maio de 2019
Andorinha - Viaje para Campo Grande com a Andorinha
Andorinha - Viaje para Campo Grande com a Andorinha
Geral

Em reunião com Governador, árabes manifestam interesse na importação de produtos do agronegócio

07 dezembro 2018 - 14h20Portal do MS

O governador Reinaldo Azambuja e equipe do Governo do Estado receberam nesta sexta-feira (7.12) o embaixador do Sultanato de Omã, Amad Hamood Salim Al Abri, para tratar sobre parceria comercial. O interesse principal do país árabe é a importação de produtos do agronegócio de Mato Grosso do Sul.

O embaixador do Sultanato de Omã disse que a equipe reconheceu no Estado várias oportunidades de investimento, até com parcerias na área da educação, mas principalmente no fornecimento de produtos do agronegócio, como milho, carne e soja. O projeto é que os itens abasteçam o centro de distribuição daquele país, que pretende ser fornecedor estratégico de alimentos e outros produtos para território Asiático e do Oriente Médio.

“Omã quer se tornar um centro de distribuição para toda a região. Vamos levar os produtos do Estado até o país para fazer a distribuição para a Ásia e Oriente Médio”, detalhou. Omã tem posição estratégica na foz do Golfo Pérsico, fazendo fronteira com os Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.

Como contrapartida, os representantes do país árabe pediram investimentos do Brasil e do Estado no setor logístico. “Identificamos problemas de logística”, disse. O governador Reinaldo Azambuja concordou que há um “gargalho logístico” no Brasil, mas que o poder público tem avançado em soluções. Preocupado com essa questão, nos últimos anos o Estado tem investido em pavimentação, manutenção e restauração de rodovias estaduais para facilitar o escoamento da produção, além de avanços em parceria com a União para o transporte ferroviário.

O governador destacou que atualmente a produção estadual utiliza principalmente os portos de Santos e Paranaguá para exportação, mas em médio prazo irá contar com saída rodoviária e ferroviária até os portos do Chile e Peru. “Dependendo do interesse de vocês e da negociação podemos definir qual seria a melhor rota de escoamento dos produtos até Omã”, adiantou.

Para avançar nas negociações, o embaixador do Sultanato de Omã convidou o governador para fazer uma visita ao país e conhecer a estrutura do centro de distribuição, que já recebeu investimento de mais de 20 bilhões de dólares. No encontro, Reinaldo Azambuja manifestou que nessa visita poderão compor a comitiva integrantes da equipe do Governo e empresários, além de outros governadores e ministros. “Vamos agendar para o próximo ano”, programou.

Participaram do encontro no gabinete do governador os secretários de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Eduardo Riedel; de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck; o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Fabio Edir; além de outros representantes das pastas.

Representando o país árabe também estiveram presentes o presidente da CS Groups Negócios Internacionais, Cheik Abderrrahmane Mohamed El Hacen; e o presidente da Brukcham, Câmara de Comércio  Brasil-Reino Unido, Alexandre Antônio da Costa Lucena.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cota Zero
Empresários realizam encontro da pesca no Pantanal em apoio a cota zero
Saneamento
Audiência pública vai debater contrato de concessão dos serviços de água e esgoto
Geral
Corumbá recebe coordenação do Programa Prefeito Amigo da Criança
Cidade
LGBT em Foco discute “Homofobia, Transfobia e Lesbofobia” nesta 2ª feira
Espaço saudável
Vereador sugere parceria para construção de parques infantis na cidade
Agricultura
Produtores de MS são conscientes da importância do vazio sanitário e Calendário de plantio
Ação Social
Ação mobilizou multidão no Centro Popular Nação Guató
Justiça
Ministério da Justiça prorroga presença da Força Nacional na fronteira
Resgatar Créditos
Tribunal de Contas pede prorrogação de Refis
Operação
Garras e Choque apreendem arsenal em residência

Mais Lidas

Justiça
Ministério da Justiça prorroga presença da Força Nacional na fronteira
Espaço saudável
Vereador sugere parceria para construção de parques infantis na cidade
Agricultura
Produtores de MS são conscientes da importância do vazio sanitário e Calendário de plantio
Política
Governador Reinaldo Azambuja vai à Brasília para debater diretrizes do FCO