Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Em reunião com o ministro da Educação, Longen demonstra preocupação com quadro atual

27 setembro 2018 - 08h38Kamilla Marques

Durante reunião dos diretores da CNI (Confederação Nacional da Indústria), em Brasília (DF), realizada na terça-feira (25/09), o ministro da Educação, Rossieli Soares, apresentou aos empresários industriais de todo o País as mais recentes políticas que estão sendo implementadas pelo Ministério da Educação (MEC), como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o novo Ensino Médio e a Educação Tecnológica.

Para o presidente da Fiems, Sérgio Longen, que é diretor-secretário da CNI, a reunião com o ministro Rossieli Soares serviu para mostrar que o Brasil precisa urgentemente redefinir os projetos de educação em todos os sentidos. “Quando você pega os números oficiais do que é a educação brasileira, a gente assusta e vê que estamos caminhando para trás”, analisou, referindo-se aos dados apresentados durante a reunião com o ministro da Educação.

Ele ressalta que nenhum país chegar a lugar nenhum sem educação. “Nós estamos perdendo para todos os países hoje e, por isso, precisamos, primeiro, focar na Reforma da Previdência para que o Governo tenha equilíbrio nas contas públicas e, depois, em Educação para não termos um país enfraquecido. Temos o exemplo da Venezuela, onde o povo parou de estudar e o país empobreceu junto com o Governo”, detalhou.

Sérgio Longen destaca que a questão da Educação é estratégica. “O ministro demonstrou que apenas 16% da população mais pobre conclui o Ensino Médio e esse número é um absurdo, além de ser baixíssimo, ou seja, quanto menor a renda, menor é a escolaridade do trabalhador. O ensino profissionalizante, tirando o Pronatec, não recebeu nenhuma nova proposta do Governo Federal e essa questão nos preocupa bastante”, alertou, elogiando a reunião com o ministro Rossieli Soares que serviu para mostrar a situação preocupante da Educação no País atualmente.

Aproximação

O ministro da Educação também ressaltou a aproximação com a entidade que representa os empresários industriais brasileiros. “A discussão com a CNI é importantíssima. A entidade tem força para a condução não só da indústria, mas também da economia brasileira e da geração de empregos. Precisamos ouvi-los e saber se o que estamos fazendo na educação ajuda a comunicar, a dar empregabilidade ao jovem e se dá a competitividade que precisamos ter”, completou o ministro da Educação.

Rossieli Soares reforçou que competitividade e novas tecnologias estão diretamente relacionadas. “Se a nossa mão de obra, os nossos jovens cada vez mais saírem com as competências do Século 21, com tudo aquilo que o mundo inteiro tem feito, a nossa competitividade vai aumentar e teremos maior empregabilidade no Brasil”, pontuou.

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, destacou a importância de se ter uma conversa sobre um tema primordial para o desenvolvimento do Brasil, como a educação, e confirmou os desafios do mercado de trabalho com novas tecnologias. “Hoje temos discutido muito como vai ser o emprego do futuro e o futuro do emprego. Como essas mudanças tecnológicas são tão rápidas, que você é obrigado quase que a desaprender tudo que aprendeu e aprender coisas novas na mesma velocidade”, explicou.

“Precisamos fazer com que o jovem esteja preparado para essas profissões que, às vezes, ainda não sabemos nem quais são. Você prepara o jovem para que ele possa raciocinar, decidir, tenha conhecimentos e capacidade de aprendizado para o futuro que vai chegar muito rapidamente”, finalizou o presidente da CNI.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Trânsito
Capotamento na BR 262 deixa duas pessoas feridas
Acidente aconteceu no KM 5 da rodovia, após a ponte do Morrinho
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira