Andorinha 70 anos

Em inauguração, Marcelo Iunes pede ao Estado maior efetivo policial em Corumbá.

Por Assessoria PMC07 DEZ 2017 - 12h45min

O prefeito Marcelo Iunes participou na manhã desta quinta-feira, 06 de dezembro, da solenidade de entrega da obra de reestruturação e ampliação do anexo III do Estabelecimento Penal de Corumbá. A cerimônia trouxe ao município o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, e o diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen), Aud de Oliveira Chaves.

Num breve discurso, o prefeito ressaltou as ações realizadas pelo Governo do Estado no município. “O Governo do Estado está investindo muito em Corumbá, que está entrando numa rota de desenvolvimento graças a essa parceria com o governador Reinaldo Azambuja. Tenho certeza que ele vai ajudar muito mais”, disse Iunes.

O chefe do Executivo corumbaense ainda destacou a necessidade de ampliação do efetivo policial no município. Para ele, a cidade localizada numa zona fronteiriça e com população aproximada de 110 mil habitantes, precisa de maior número de policiais e, consequentemente, de equipamentos.

“Temos que garantir segurança na cidade, o que refletirá numa redução no ingresso de infratores no presídio para cumprir pena. Há necessidade de aumento no efetivo, vai haver o concurso, mas até a abertura e convocação dos aprovados, que haja a cedência de policiais para atuar em Corumbá”, afirmou o prefeito ao ressaltar que algumas cidades – com população menor que Corumbá – têm efetivo maior que o do 6º Batalhão da Polícia Militar.

Marcelo Iunes ainda reforçou que o concurso público a ser aberto pelo Estado para preenchimento de vagas nos quadros policias sul-mato-grossenses precisa garantir que uma parte desse pessoal atue efetivamente em Corumbá. “Há necessidade de pessoal. Que esses policiais fiquem aqui e não sejam removidos para outras cidades passado o período de estágio probatório”, completou o prefeito. “O Governo do Estado está investindo muito em Corumbá, que está  entrando numa rota de desenvolvimento graças a essa parceria com o governador Reinaldo Azambuja. Tenho certeza que ele vai ajudar muito mais”.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, esclareceu que o Estado trabalha para ampliar o efetivo policial nas cidades de Corumbá e Ladário. “Concordo que 130 policiais militares para Corumbá é um efetivo muito pequeno. Na próxima semana iniciamos aqui o curso de formação de cabos. Corumbá receberá em torno de 40 policiais militares que devem ficar aqui por até quatro meses, realizando o curso e atuando”, afirmou. Barbosa antecipou que o Governo ainda prevê a realização de concurso público para as Polícias e o retorno da atuação do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) na cidade.

O anexo inaugurado

O anexo foi inaugurado há três anos junto com a obra de reforma geral do presídio. O anexo tinha 95 vagas iniciais, mas a obra original necessitou de readequação para atender às necessidades de segurança da unidade prisional. Com as readequações, o espaço também teve o número de vagas ampliado para 130. A ativação deste anexo elevou em 57% a capacidade da penitenciária masculina de Corumbá, saltando de 228 para 358.

Também foi oficializada a ativação da sala de videoconferência judicial da Penitenciária Masculina de Corumbá, bem como do presídio feminino do município, atendendo ao pedido da Vara de Execução da Comarca, que é parceira na ativação desses setores nas duas unidades prisionais. Com informações do Portal do MS.

 

Deixe seu comentário

Leia Também

Geral

Governo recorre de decisão que mandava licitar retomada do Aquário

Saúde

Pacientes do SUS vão receber notificações de consulta pelo celular

Policial

Traficante foge em alta velocidade e abandona carro com 400 quilos de maconha

Economia

Empresa russa pagará R$ 5 bilhões para assumir fábrica de fertilizantes em MS

Policial

Polícia prende casal de traficantes e encontra criança de 2 anos em boca de fumo

Acidente de trânsito

Consciente, menina que sobreviveu a acidente deve deixar CTI hoje

Meio ambiente

Lei cria Complexo de Preservação para proteger parques de Campo Grande