Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Em adesão a greve professores municipais fazem buzinaço

21 junho 2018 - 12h50Sylma Lima

Ainda não se tem ao certo quanto por cento dos professores aderiram a paralização dos professores da rede municipal e ensino (REME) iniciada nesta manhã de quinta-feira,21 de Junho, mas em sinal de protesto foi feito uma carreata com ‘buzinaço’ pelas ruas centrais de Corumbá, onde professores distribuíam um documento à população justificando o motivo da paralização. Na carta a categoria alega que desde 2017 vem tentando manter conversação amigável com o chefe do Executivo , mas não conseguiram manter um acordo na base do dialogo. Eles alegam que não se trata apenas de questões referentes a salários, mas a cargo e carreira bem como outras necessidades da classe. Que desde 2017 o Sinted vem tentando  fazer valer o que foi acordado numa reunião com o ex prefeito, no que se refere a um abono, cujo prazo foi Outubro do ano passado. Segundo representantes sindicais foi pedido novo prazo para as negociações, entretanto, não foram respeitados, por isso decidiram pela paralização, “ não por causa do abono, mas pelo reajuste legal de acordo com o MEC” . A greve tem prazo para encerramento em 06 de Julho. A carta pede apoio da comunidade e lembra que foi cortado 20% os comissionados.

O município publicou em sua página que a Rede Municipal de Ensino tem maioria das escolas funcionando nesta 5ª feira. “A Secretaria Municipal de Educação informa que a maioria das escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) funciona normalmente nesta quinta-feira, 21 de junho.  “Temos paralisação de 3 escolas urbanas; 3 creches e 2 rurais, de um total de 35 escolas. Esse total é o que anunciou paralisação hoje e amanhã (dias 21 e 22 de junho). Duas escolas nos informaram que retornam as atividades na segunda-feira, 25 de junho”, disse o secretário de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, informando ainda que houve servidores que aderiram parcialmente à paralisação em algumas unidades de ensino da REME. De acordo com o Município, as escolas que aderiram à mobilização da categoria vão repor as aulas em datas posteriores, evitando, assim, quaisquer prejuízos aos alunos.

A Secretaria de Educação vem adotando medidas, determinadas pelo Executivo Municipal, para garantir o cumprimento da proposta apresentada para a categoria no dia 15 de junho. Com o decreto n° 1985, de 08 de junho de 2018, o Município estabeleceu medidas de preservação do equilíbrio das contas públicas, contenção, redução e controle de gastos e instituição da Comissão de Controle Financeiro (COFIN).  Medidas administrativas e financeiras do Executivo Municipal – como redução com despesas de pessoal – estão sendo adotadas para proporcionar o enquadramento aos índices estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

A proposta apresentada, pelo Executivo Municipal, à categoria segue em vigor. O Município propôs: 2,95% de reajuste para o mês de setembro, que é a inflação e possibilidade de pagamento do retroativo referente à data base; continuação do abono, até encerramento das negociações desse ano; dia 20/09 reunião para verificação da situação financeira com as medidas tomadas e diminuição do índice da folha e negociação da incorporação da inflação de 2016 de 6,29% e criação de uma comissão que avaliará a situação salarial dos professores e administrativos, objetivando criação de um plano de recuperação salarial, de acordo com o piso nacional , com participação efetiva dos representantes.

O cenário econômico nacional vem comprometendo sensivelmente a questão financeira dos municípios brasileiros. Corumbá sente os reflexos com queda nos repasses e arrecadação. A situação foi agravada pela paralisação nacional vivida em meados de maio que afetou todos os setores econômicos” .

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal