Menu
terça, 25 de fevereiro de 2020
Andorinha - Horários Economicos
Andorinha - Horários Econômicos
Geral

Eleita primeira mulher para cargo de reitora do IFMS

11 outubro 2019 - 10h50Assessoria

Com 29,07% dos votos de estudantes, professores e técnicos-administrativos, a professora de Administração do Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Elaine Cassiano, foi eleita para mandato de quatro anos à frente da instituição. Em dez anos, é a primeira mulher escolhida para o cargo de dirigente máximo do IFMS.

Elaine Cassiano concorreu ao cargo com o professor Luiz Simão Staszczak, atual reitor, que obteve 27,35% dos votos da comunidade, e com o professor Jiyan Yari, também do Campus Campo Grande, que recebeu 9,28% dos votos.

Após três semanas de intensa campanha, com visitas aos dez campi e uma série de reuniões com estudantes e servidores, a reitora eleita comentou o resultado da votação.

“Em primeiro lugar, agradeço aos outros dois candidatos, que também tiveram votações expressivas e, principalmente, ao apoio da minha família nesta empreitada. Foi um trabalho bastante árduo, nossa campanha se pautou na ética e transparência, e a todo momento pensando em uma instituição mais humana. Estou muito contente por ter participado deste processo democrático e por ser eleita a primeira mulher a ocupar o cargo reitora do IFMS”.

A reitora eleita já antecipa. “Não iremos desconstruir o que está posto, temos muitos talentos e queremos valorizá-los. Em relação às primeiras ações, são muitas as prioridades quando assumirmos a gestão, dentre as quais a articulação política no intuito de garantir os recursos para darmos continuidade ao plano diretor de infraestrutura, em especial o término da obra Campus Naviraí e a construção da sede urbana do Campus Nova Andradina”

A previsão é que o resultado final das eleições seja publicado no próximo dia 18, e que o Conselho Superior (Cosup) homologue o processo eleitoral em reunião a ser realizada no dia 24 de outubro. 

Votação - De acordo com o resultado preliminar, divulgado pela Comissão Eleitoral Central nesta quinta-feira, 9, pela deliberação nº 049, participaram da votação 44,20% dos 9.374 mil eleitores aptos a votar. O percentual de abstenção foi de 55,80%. O pleito registrou, ainda, 3,53% de votos brancos e nulos.

A publicação do resultado final, bem como de eventuais recursos apresentados, está prevista para 18 de outubro.

A homologação dos eleitos será feita pelo Conselho Superior (Cosup) do IFMS em reunião prevista para 24 de outubro. Em seguida, o nome da nova reitora será encaminhado para a Presidência da República, responsável pela nomeação.

Todas as informações estão disponíveis na página das Eleições 2019.

Currículo - Graduada em Administração, Elaine é especialista em Gestão de Pessoas e Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica, além de mestre em Gestão Agroindustrial pela Uniderp e doutora em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Com experiência em Gestão, Gestão de Pessoas e Planejamento Estratégico, a reitora eleita é coaching pela SBC. 

Docente do IFMS desde 2012, ministrou as disciplinas Sistemas Integrados de Gestão, Empreendedorismo e Metodologia da Pesquisa Científica. Na gestão, foi diretora do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread), pró-reitora de Ensino e Pós-Graduação e diretora da Educação Superior.

Diretores-gerais - Além da votação para o cargo de reitor, nas Eleições 2019 servidores e estudantes puderam indicar também os nomes para ocuparem os cargos de diretores-gerais dos dez campi da instituição.

Em Aquidauana, a atual diretora-geral Hilda Romero recebeu 47,22% dos votos. O outro concorrente, professor Leandro de Jesus, retirou a candidatura cinco dias antes da votação, conforme a deliberação nº 44.

Em Campo Grande, o atual diretor de Pesquisa, Extensão e Relações Institucionais, Dejahyr Lopes Junior, foi eleito com 44,95% dos votos. O outro candidato, professor Robson Gonçalves Félix, obteve 16,47%.

Em Corumbá, o professor Wanderson Batista, atual diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus foi candidato único e se elegeu com 48,69% dos votos de estudantes e servidores.

No Campus Coxim, Angela Kwiatkowski, docente da área de Alimentos, foi eleita com 49,19% dos votos. O outro candidato, professor Fernando Silveira Alves, obteve 23,16% dos votos da comunidade.

Em Dourados e Naviraí, os atuais diretores-gerais pro tempore, professores Carlos Vinícius da Silva Figueiredo e Matheus Bornelli de Castro, respectivamente, foram eleitos com 63,53% e 60,31% dos votos de servidores e estudantes.

Em Jardim, a docente Sirley da Silva Rojas Oliveira, foi eleita com 42,34% dos votos, contra 25,60% do atual diretor-geral, professor Nilson Oliveira da Silva.

Em Nova Andradina, o atual diretor-geral Cláudio Zárate Sanavria foi reeleito para o cargo com 45,25% dos votos. O outro candidato, professor Júlio César Marques Magalhães obteve 26,01% dos votos.

Em Ponta Porã, o professor Izidro dos Santos de Lima Junior elegeu-se com 38,63% dos votos, contra 22,16% do atual diretor-geral, Marcos Pinheiro Vilhanueva.

Em Três Lagoas, o atual coordenador de Administração do campus, Walterisio Goncalves Carneiro Junior, foi eleito com 36,95% dos votos, tornando-se o primeiro técnico-administrativo a ocupar um cargo de diretor-geral na história do IFMS. Os outros dois candidatos, o atual diretor-geral Apio Carnielo e Silva e o docente Maycon Rotta obtiveram, respectivamente, 22,55% e 14,35% dos votos de estudantes e servidores.

Eleições - Este foi o segundo processo de consulta para o cargo de reitor do IFMS. O primeiro ocorreu em 2015.

Para os cargos de diretor-geral já foram realizados dois processos de consulta. O primeiro, também em 2015, definiu o diretor-geral do Campus Nova Andradina. Em 2016, uma nova consulta foi realizada, desta vez para eleger os diretores-gerais dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Ponta Porã e Três Lagoas.

Esta foi a primeira consulta para escolha dos diretores-gerais de Dourados, Jardim e Naviraí.

O processo foi conduzido pela Comissão Eleitoral Central, com apoio de Comissões Locais em cada unidade. A lista completa dos membros e os contatos estão disponíveis na página Eleições 2019.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Plantão
Se programe: Confira o que abre e fecha nesta terça de Carnaval em Campo Grande
O Carnaval está quase no fim, mas se você está se programando para sair de casa, é bom conferir a programação do que abre e fecha nesta terça-feira (25) em Campo Grande.
Acidente de transito
Colisão entre moto e carro mata passageiro em Corumbá
Operação carnaval da PMA
Fiscalização no Pantanal e apreende rifle, capivara, jacaré abatidos, barco e 30 redes de pesca, medindo 900 metros
Estimativa
PM avalia segurança; mais de 35 mil participaram da 2ª de Carnaval em Corumbá
Carnaval 2020
Com muito brilho, Império do Morro fechou desfile da LIESCO em grande estilo
Carnaval 2020
Estação Primeira do Pantanal aposta nas Mil e Uma Noites e anima foliões
Carnaval 2020
A Pesada mostra força e empolga multidão, que lota Avenida General Rondon
Carnaval 2020
Marquês de Sapucaí canta as belezas e a riqueza da identidade cultural de Corumbá
Carnaval 2020
Com homenagem à Dona Maninha, Imperatriz Corumbaense empolga a General Rondon
Nota de pesar
Prefeito lamenta morte de Dirceu Lanzarini, ex-prefeito de Amambai

Mais Lidas

Carnaval 2020
Mocidade da Nova Corumbá volta a ser criança e encanta avenida
Carnaval 2020
Unidos da Major Gama abre desfiles cantando a Bolívia e suas belezas
Carnaval 2020
Com reedição de samba-enredo campeão Vila Mamona sonha com título
Carnaval 2020
Acadêmicos do Pantanal viaja pelo Oriente em 1001 noites