Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Dossiê do Banho de São João acelera e trás novidades para festeiros

17 março 2018 - 10h58Sylma Lima
Corumbá já ganahou a capela de São João a pedido da festeira Ivone Torres. Fica na ladeira Cunha e Cruz e foi projeto da arquiteta Joanita Ametla. Foto: Sylma Lima/Capital do Pantanal

 Desde de Fevereiro deste ano o Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) já anunciava que o   Banho de São João de Corumbá e Ladário/MS poderia ter o primeiro registro de Patrimônio Imaterial Brasileiro exclusivo de Mato Grosso do Sul. Nesta manhã de sábado, 17 de Março, foi realizada uma reunião em Corumbá, com presença de festeiros, do prefeito Marcelo Iunes, do secretario de Cultura Joilson Cruz, da superintendente estadual do Iphan Maria Clara Scardini e representante do órgão de Brasília Deyvesson Gusmão, que é coordenador geral de identificação e registro. Esse encontro serviu para definir as estratégias de trabalho em campo que vão direcionar o Iphan na elaboração de um dossiê final, inclusive com vídeos gravados  nos dias de festa este ano, que será entregue ao Instituto para analise e registro do evento como bem cultural  nacional.

Coordenador de registros de Brasília Devysson acompanha tudo de perto e vem para o festejo. Foto: Sylma Lima

Para o coordenador de registros todos os passos foram dados e a partir de agora o processo esta cada vez mais perto de se tornar realidade, entrando em sua fase final, “ a importância desse ato está relacionada com a identidade do povo. O bem cultural quando registrado é declarado como bem cultural do Brasil. E neste caso é uma declaração da importância desta celebração para o país. Na verdade o Iphan como gestor de patrimônio cultural brasileiro, quer construir este plano de salvaguarda. Atualmente o processo esta em fase de instrução e através desse dossiê e vídeo documentário, serão apresentados aos conselhos em Brasília, e a previsão da pesquisa é que seja concluída ate o final deste ano. A superintendente Maria Clara fez um convite para que possamos estar aqui nos dias de festa e vamos, juntos com a UFMS concluir essa documentação” , disse Devysson ao Capital do Pantanal.

Maria Clara, superintende estadual di Iphan, não mede esforços em busca do título. Foto: Sylma Lima

A superintende estadual do órgão Maria Clara Scardini deixou claro que os interesses culturais estão acima de qualquer pretensão, “ estamos no caminho final do processo de uma forma efetiva, para isso contratamos com recursos próprios a UFMS, e com certeza teremos essa deliberação de Brasília. É indiscutível que a força da festa de São João  de Corumbá e Ladário, pois  reúne todos os quesitos para esta conquista. Não tenho poder para saber o resultado deste Conselho, mas estamos trabalhando em conjunto com a prefeitura de Corumbá através da Fundação de Cultura dos dois municípios, Sesc, Moinho Cultural, e até das Forças Armadas. Quando falamos de um bem falamos da identidade de um povo” .

Prefeito adiantou que vai trazer artistas de renome para a festa. Foto: CDP

O prefeito Marcelo Iunes, presente no ato, disse que vai fazer o possível para tornar esta conquista realidade na sua gestão, “ todos sabemos que essa festa é o  berço da cultura sul mato-grossense, como também nosso carnaval, e por isso nada mais justo que conquistemos esse titulo. Foi a mão de Deus que nos colocou aqui e vamos trabalhar muito para sua aprovação em inicio de 2019” , explicou o prefeito adiantando que devido ao documentário a festa este ano será diferenciada, “ tenho certeza da competência do nosso presidente da Fundação de Cultura (Joilson Cruz), e a ordem é de fazer a melhor festa da região Centro Oeste. E também a festa do arraiá do São João” . O prefeito explicou que contratou o Bonde do Forró e outros artistas de renome para cantar nas cinco noites , “ felizmente estive no lugar certo na hora certa e minha gestão é consequência de um trabalho sério” . Joilson adiantou que já está trabalhando com os festeiros, “ com certeza faremos tudo respeitando os critérios do Iphan. Já conversei com o refeito e pedi uma atenção especial porque este é um momento histórico para nossa cidade e nós corumbaenses , pois esta é uma briga antiga que vem do tempo de Heloisa Hurt” .

Joilson Cruz, presidente da fundação de cultura, disse que segue a risca protocolo do Iphan para garantir título. Foto: Sylma Lima

Histórico

Desde 2013, quando do requerimento solicitado ao IPHAN em Mato Grosso do Sul ,pela Prefeitura de Corumbá, via sua Fundação de Cultura, representando expressivo grupo de detentores do BEM (Banho de São João de Corumbá e Ladário), passou-se ao minucioso processo de instrução de registro que gerou inúmeras reuniões com os festeiros e demais personagens relevantes na realização da festa como os músicos cururueiros, os dançarinos das quadrilhas, artistas e demais representantes, além de um amplo registro fotográfico e fílmico já compilado, com diversas participações in loco nos festejos dos últimos anos.

Neste ano de 2018, o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), através da Superintendência no Mato Grosso do Sul, contratou com recursos próprios a UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) para que no período de 10 meses sejam entregues 02 produtos: o Dossiê Final (documento escrito que analisa o Bem atestando suas condições para ser registrado como patrimônio nacional) e um produto audiovisual (vídeo de exposição do Bem e suas características). A equipe de pesquisadores será dirigida pela FAPEC (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), contando com alunos-bolsistas da UFMS em seus campi da capital e do Pantanal e aprofundará as pesquisas, buscando identificar e conhecer as referências culturais existentes no Banho de São João, compreender o significado da festa para quem a celebra e como ela desempenha papel central na formação da identidade cultural local.

Os produtos resultantes desta contratação serão enviados à Brasília para análise e parecer técnico do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural Brasileiro e, mediante aceitação dos mesmos, teremos o Bem “Banho de São João de Corumbá e Ladário/MS” registrado no Livro das Celebrações, como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril