Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Dezembro segue como um dos meses mais chuvosos no Estado

03 dezembro 2019 - 09h08Mireli Obando/Portal do MS

Pelo histórico da climatologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) analisando o período de 1981-2010, dezembro é um dos meses mais chuvosos do ano em Mato Grosso do Sul, e são esperados uma média geral de até 200 milímetros ao longo do mês, com temperaturas variando entre 20 °C a 33°C. Em 2019, a estação chuvosa, que devia ter começado em Outubro, teve seu início em meados de Novembro, configurando um atraso médio de 45 dias para o estabelecimento das chuvas.

Conforme a coordenadora do Cemtec, Franciane Rodrigues, a região do Pacífico Equatorial, onde se dá o Fenômeno La Niña e El Niño está com temperaturas ligeiramente acima da média, mas que não excede os 0,5°C. Assim, há uma condição de neutralidade para ENOS (El Niño Oscilação Sul) que irá se manter nos próximos meses.

“Para Mato Grosso do Sul, espera-se a manutenção da estação chuvosa sem risco de períodos secos com acumulados acima da média para o mês, e as temperaturas tendem a ficar ligeiramente abaixo da média, ou seja, espera-se que seja mais chuvoso que o normal e as temperaturas mais agradáveis”, avalia a especialista. 

Conforme o modelo internacional de previsão de tempo National Centers for Environmental Prediction (NCEP/NOAA) a primeira quinzena de dezembro será de tempo chuvoso em Mato Grosso do Sul. 

No primeiro período analisado, de 2 a 10 de dezembro as condições para chuva no Estado continuarão em todas as regiões, com maiores acumulados concentrados nas regiões sul, norte e nordeste onde são esperados 100 milímetros acumulados ao longo do período. Nas demais áreas, as chuvas ocorrerão com acumulados menores chegando a valores de até 60 milímetros acumulados.

Já entre os dias 10 a 18 de dezembro, a previsão também é de condições para chuva, com formação de corredores de umidade que manterão as chuvas com maiores acumulados nas regiões norte e bolsão, onde o acumulado pode chegar a valores acima de 100 milímetros. Nestas regiões é necessário atenção as possíveis condições adversas no tempo, como por exemplo, chuvas intensas, ventos fortes, raios e até granizo. Para as demais áreas, as expectativas de chuva são menores e podem chegar em até 60 milímetros acumulados ao longo do período.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal