Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Corumbá teve aumento de 25 novos casos de Covid-19 em 10 dias

03 junho 2020 - 08h52Gesiane Sousa

A curva de crescimento de infectados pelo novo Coronavírus em Corumbá está ascendente. Do dia 23 de maio até ontem, 2  de junho, dia em que a secretaria de saúde emitiu o boletim epidemiológico atualizado, foram 25 novos casos, o que dá mais de dois casos por dia.

O rápido crescimento da curva pode estar ligado ao aumento das testagens, com a implantação do drive thru na cidade, desde o dia no dia 9 de maio. Recentemente, no dia 27 do mês passado, a secretaria de saúde do estado ampliou o número de testes no drive thru de Corumbá, que agora realiza 120 testes por semana. Segundo infectologistas e especialistas da área da saúde, os testes são essenciais para que o município tenha informações reais da atual condição de seus habitantes, para então definir estratégias eficientes de combate e controle do vírus.

Desde o mês de Março, Corumbá vem adotando medidas preventivas e restritivas a locomoção para deter a disseminação do novocoronavírus. As barreiras sanitárias instaladas nas entradas da cidade estão em funcionamento por mais de 60 dias, e mais de 15 mil pessoas já foram abordadas. Todos que entram em Corumbá por estradas regulares preenchem um cadastro com informações pessoais e tem a temperatura aferida. A barreira serve para controlar a entrada de pessoas com suspeitas de Covid-19.

Outro ponto é o transporte intermunicipal, paralisado por decreto desde o final de março, a cidade tem percebido um aumento descontrolado da clandestinidade. Pessoas oferecem “caronas” diariamente nas redes sociais e terminam se deslocando entre as cidades sem a segurança assegurada pelas empresas regularizadas no município. A prefeitura já admitiu ter conhecimento do transporte clandestino que ocorreo e afirmou estar avaliando a possibilidade de reabrir a rodoviária intermunicipal, para realizar um melhor controle da situação, porém até o momento nada foi divulgado.  Na última Live transmitida pela prefeitura, no final de maio, informaram que ainda estão realizando avaliação técica e as medidas que deverão ser adotadas pelas empresas credenciadas. Segundo o secretário de saúde Rogério Leite, as barreiras sanitárias também atuam nesse sentido, “percebemos um aumento dos transportes irregulares, clandestinos ou grupo de caronas. Sempre que os fiscais se deparam com uma situação desta o órgão competente é acionado imediatamente”.

O ponto positivo é que dos 44 casos confirmados, apenas um está internado, trata-se de uma mulher de 44 anos, notificada no dia 1º de junho. Outros 25 se recuperaram da doença e 18 estão em tratamento domiciliar, o que seginifica que apresentam quadro de saúde estável, sem sintomas graves da Covid-19. 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército