Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Corredor Bioceânico traz perspectivas positivas a economia do Brasil

30 julho 2016 - 09h43Notícias MS

Os painéis ministrados na parte da tarde durante o Seminário Corredor Bioceânico Rodoviário ‘Brasil, Paraguai, Argentina e Chile’, realizado nesta sexta-feira (29), no Hotel Deville Prime, abordaram temas como perspectivas dos países integrantes, oportunidades comerciais, investimentos e incentivos. Também foram apresentadas as experiências internacionais na implantação do Corredor Mesoamericano de Integração e do Unipass, um sistema sul-coreano utilizado dar linearidade a procedimentos alfandegários.

Para o ministro de carreira do Ministério das Relações Exteriores e coordenador de Assuntos Econômicos da América Latina e Caribe, João Carlos Parkinson, a via Bioceânica será um vetor de desenvolvimento econômico, ferramenta de apoio à integração produtiva e à internacionalização. “Temos que pensar que essa rota não irá beneficiar apenas os países pelos quais ela passar, mas toda a região no entorno. É preciso começarmos a pensar sobre a internacionalização e a ver mais oportunidades na fronteira. Faz- se necessário ampliar nosso entorno geográfico e isso deve ser uma oportunidade e não uma barreira. Se somarmos esforços estaremos preparados para melhor enfrentar os desafios na atualidade”, disse, durante palestra sobre o Significado da Implantação do Corredor Rodoviário Bioceânico.

Representantes da Argentina apresentaram a infraestrutura e as oportunidades de investimentos comerciais das províncias de Salta e Jujuy, onde destacou-se o Plano Belgrano, principal norteador dos investimentos argentinos em infraestrutura. Também foram expostas as estruturas dos principais portos chilenos de Antofagasta, Arica e Iquique, que juntos receberão investimentos de U$ 64,3 milhões para reparos e expansão.

Também foram temas dos painéis, as oportunidades e os investimentos para Mato Grosso do Sul com a concretização do Corredor. Segundo o diretor de Gestão Estratégica da Fiems, Rodrigo Benavides, frigoríficos de bovinos, aves e suínos, o setor sucroenergético, a construção e o papel e celulose são alguns dos produtos que poderão ser escoados. Outra vantagem apontada  com a concretização da Rota foi o redirecionamento das exportações de maior valor agregado para a Ásia, o favorecimento da importação para derivados do cobre, adubos, fertilizantes e o estímulo da indústria e do comércio sub-regional. “Podemos ainda fortalecer os elos de produção, redirecionar commodities, incorporar novas áreas e principalmente posicionar o turismo como atividade estratégica”, explanou.  

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, a expectativa de Mato Grosso do Sul ao realizar o Seminário era justamente aproximar os quatro países e inteirar a sociedade sobre o projeto. “Uma das nossas intenções era que a população sentisse mais de perto esse sonho que está virando realidade. Tenho certeza que todos sairão daqui hoje com a sensação de ter feito seu dever de casa enquanto integrante desse grupo. Fizemos o possível para que esse encontro acontecesse e espero que o evento tenha despertado um sentimento de pertencimento e concretize novas ações”, pontuou.

Ao final do evento foram apresentados pelo ministro Parkinson os resultados do Seminário, e agendada a data do próximo encontro do Grupo de Trabalho da Rota, que acontecerá em setembro, em Salta, na Argentina.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá