Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Comandante do CMO visita Corumbá e reforça parceria com a região pantaneira

14 setembro 2018 - 09h45Câmara de Corumbá

O novo comandante do Comando Militar do Oeste, General de Exército Lourival Carvalho Silva, está visitando a região de Corumbá e no final da tarde de ontem, se reuniu com o prefeito Marcelo Iunes e com o presidente da Câmara Municipal, vereador Evander Vendramini. O encontro foi na sede do Poder Legislativo e contou com a presença do General de Brigada Ricardo Piai Carmona, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira.

Esta foi a primeira visita do comandante do CMO a Corumbá. Ele assumiu o comando no dia 20 de agosto, em Campo Grande, e veio conhecer a estrutura do Exército Brasileiro na região pantaneira, e aproveitou para manter contatos com as autoridades locais, tratando principalmente do fortalecimento das relações com os poderes Executivo e Legislativo, visando principalmente a realização de ações conjuntas pelo desenvolvimento das cidades localizadas no Pantanal, na fronteira oeste do Brasil.

A agenda do general Carvalho Silva previa um encontro na Câmara com presidente Evander Vendramini, e, em seguida, com o prefeito Marcelo Iunes. O chefe do Executivo corumbaense, no entanto, optou por se deslocar até a sede do Poder Legislativo, para uma reunião conjunta. “Isso é sinal de uma perfeita sintonia entre o Executivo e Legislativo”, observou o comandante do CMO.

No encontro, Carvalho Silva tomou conhecimento de uma série de ações desenvolvidas na região de Corumbá. O Povo das Água chamou a atenção do general, principalmente pelo fato de levar atendimento nas áreas de saúde, assistência social, entre outras, para as comunidades ribeirinhas nessa imensa região alagada, de difícil acesso. Ele se dirigiu ao comandante da 18º Brigada, general Carmona, sinalizando parceria no programa idealizado pelo ex-prefeito Ruiter Cunha, em sua primeira administração.

Outro tema tratado foi em relação ao Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), em Corumbá. O general Carvalho fez parte da equipe que implantou o Sistema em Dourados, onde comandou a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, e destacou que esta é uma das metas para a região.

Ele, inclusive, agradeceu os poderes Executivo e Legislativo pelo trabalho desenvolvido visando a definição de uma nova área para sediar a estrutura que vai fortalecer a presença do Estado na faixa de fronteira, como parte de uma estratégia por meio do monitoramento/controle, mobilidade e presença.

E a área em questão fica localizada no Bairro Padre Ernesto Sassida, entre o residencial e a malha ferroviária que está, inclusive, recebendo obras por parte do Governo do Estado, com a implantação de uma galeria para acabar com o problema de inundação da área.

O encontro contou também com as presenças do vereador Cristóvão Contador; do comandante do 3º Grupamento de Engenharia, Coronel de Engenharia Cesar Alexandre Carli, e do assistente do comandante do CMO, Coronel de Cavalaria do Exército Paulo Filho.

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal