Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Com prêmio Helô Urt, Município valoriza atuação em defesa dos direitos da mulher

25 março 2019 - 09h13Prefeitura de Corumbá

Comemorando o mês da mulher, a Prefeitura de Corumbá promoveu a entrega do Prêmio Mulher Helô Urt na noite da sexta-feira, 22 de março. A premiação presta homenagem às pessoas que contribuíram para o reconhecimento e valorização das mulheres se destacando nas áreas de Cultura, Meio Ambiente, Cidadania, Personalidade e Sensibilidade de Gênero no trabalho de reforçar o papel feminino na sociedade.

Foram premiados Nara Nazareth Lima (Cultura); Catarina Ramos da Silva, ‘Catarina Guató’(Meio Ambiente); Beatriz Rosália Ribeiro Cavassa de Oliveira (Cidadania); Claudia Natacha Bassi (Personalidade) e César Freitas Duarte (Sensibilidade de Gênero).

Único homem homenageado com o Prêmio Mulher Helô Urt, o tenente-coronel da Polícia Militar e secretário Especial de Segurança Pública e Defesa Social, César Freitas Duarte, ressaltou a importância da premiação. “Esse prêmio nos dignifica, é uma iniciativa importante para a sociedade. A luta pelos direitos humanos não deve respeitar fronteiras nem épocas”, disse.

Freitas Duarte recebeu o prêmio Helô Urt na categoria Sensibilidade de Gênero. Nesta categoria são indicados apenas homens que contribuem para a diminuição das desigualdades de gênero, enfrentamento à violência contra a mulher e promovam ações com vistas a maior participação das mulheres. 

Secretária Especial de Cidadania e Direitos Humanos, a primeira-dama Amanda Balancieri Iunes, disse se sentir “honrada por estar à frente da Secretaria de Cidadania e promover o cumprimento da lei 2.327/2013 com a realização do Prêmio Helô Urt. A Helô teve uma personalidade marcante e foi fundamental no resgate de ações culturais em Corumbá e na defesa dos direitos humanos em nossa cidade”.

O prefeito Marcelo Iunes destacou que a premiação é importante porque exalta o trabalho e as ações realizadas em defesa dos direitos da mulher. O chefe do Executivo Municipal ressaltou a importância de Heloísa Urt e da premiação que a homenageia. “A Helô era uma pessoa proativa, que lutava pelas bandeiras que beneficiariam Corumbá e sua sociedade. A Helô merece esse prêmio para lembrar as ações por ela realizada. É uma justa homenagem”, finalizou. O vereador Tadeu Vieira participou do evento representando a Câmara Municipal.

Promovido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos e sua Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher, o Prêmio Mulher Helô Urt foi criado pela lei municipal 2.327/2013 e realizado pelo quinto ano consecutivo. O evento integrou as atividades da programação do Mês da Mulher.

Helô Urt

Heloísa Urt faleceu aos 61 anos de idade, no dia 23 de novembro de 2011. Helô Urt, como era carinhosamente chamada, tinha graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tinha forte atuação política e era um ícone da cultura corumbaense.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira