Menu
sexta, 20 de setembro de 2019
Câmara de Campo Grande - 120 de Campo Grande
Mobile - Campanha Viajar Andorinha - Saudade
Geral

Com parceria do Governo Federal, Prefeitura vai ampliar iluminação pública

23 agosto 2019 - 09h13Prefeitura de Corumbá

O prefeito Marcelo Iunes recebeu na noite dessa terça-feira, 20 de agosto, a visita dos técnicos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), ação do Governo Federal e coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI). 

“Nosso objetivo é ampliar, melhorar e baratear a iluminação pública em toda nossa cidade. Isso interfere diretamente no cotidiano da nossa população, aumentando até a segurança dos munícipes”, afirmou o prefeito, lembrando que o Executivo já tem investido nesse setor com recursos próprios. 

“Estamos substituindo as lâmpadas amarelas (incandescentes) pelas lâmpadas de LED, que são muito mais econômicas e duram muito mais tempo. Com essa proposta do PPI, vamos buscar alternativas para aumentar esses pontos de luz e leva-los para os locais que essa iluminação pública ainda é deficiente”, completou. 

Presente na reunião, o secretário municipal de Governo, Cássio Augusto da Costa Marques, apontou que Corumbá foi o único município do Centro-Oeste selecionado para participar do programa. “É importante destacar que toda essa fase de estudo técnico e de viabilidade socioeconômica é financiado pelo Governo Federal”, ressaltou. 

“O Fundo de Estruturação de Projetos é coordenado pela Caixa Econômica Federal, que dá todo o suporte desde a elaboração do projeto até a assinatura do contrato, num formato de parceria público provada, as chamadas PPP”, detalhou o secretário de Governo. O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Campos Ametlla, e a subsecretária de Infraestrutura, Tânia Dantas, também participaram da agenda. 

FEP 

Assessora-técnica da Coordenação-Geral de Modelagem de Concessões e Parcerias do Ministério do Desenvolvimento Regional, Jéssica da Silva Brito explicou que as áreas prioritárias do Fundo de Estruturação de Projetos são o saneamento básico, resíduos sólidos urbanos, mobilidade urbana e a iluminação pública, setor no qual Corumbá foi contemplada. 

Os resultados esperados da parceria são a melhoria dos serviços públicos, a geração de emprego e renda na região, investimentos em infraestrutura urbana e novos modelos de financiamento. O Município e a Caixa tem um prazo máximo de 240 dias para concluir a análise de viabilidade técnica, econômico-financeira, socioambiental e jurídica do projeto. 

Para a etapa de estruturação do contrato serão mais 120 dias, mesmo prazo estabelecido para a validação externa, trabalho executado por parceiros da Caixa. A licitação e contratação da empresa deve, em seguida, ser concluída em até 90 dias. “Vamos trabalhar para completar essas ações no prazo mínimo. Já estamos com um checklist e vamos devolvê-lo em até 10 dias”, garantiu Ricardo Ametlla. 

Também participaram da reunião técnica o gerente GIGOV-CG da Caixa, Carlos Gomes Damasceno; o coordenador de Filiais da Caixa e gerente geral do programa, Ricardo Oliveira; Recieri Scarduelli Neto, coordenador de projetos matriz da Caixa, e Samantha Schubeer, também da Caixa Econômica Federal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
Vereador pede melhorias na estrutura da unidade de saúde da Nova Corumbá
comunicação
Vereador volta cobrar lojas de operadoras de telefonia na cidade
Geral
Semana nacional do trânsito: vistoria veicular contribui para segurança nas vias
Policial
Polícia Militar recupera motocicleta roubada
Esporte e Lazer
Vereador reivindica área de lazer para atender comunidade do Maria Leite
Policial
Foragido chama a polícia após levar tiro e acaba preso
Geral
Sesc Corumbá recebe 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos
Acontece de 26 a 28 de setembro
Campanha
Meio Ambiente apresenta resultado da campanha “Na Sombra de uma Árvore”
Cidade
Na Câmara, vereador pede recadastramento imobiliário de Corumbá
Dia das Crianças
Dia das Crianças: concurso de frases tem inscrições abertas em Corumbá

Mais Lidas

Policial
Foragido chama a polícia após levar tiro e acaba preso
Campanha
Meio Ambiente apresenta resultado da campanha “Na Sombra de uma Árvore”
Dia das Crianças
Dia das Crianças: concurso de frases tem inscrições abertas em Corumbá
Cidade
Na Câmara, vereador pede recadastramento imobiliário de Corumbá