Menu
sexta, 05 de junho de 2020
Andorinha - Medidas Preventivas Coronavírus
Andorinha - medidas preventivas
Geral

Com convite para festa dos 300 anos, Cuiabá reforça identidade cultural com Corumbá

11 janeiro 2019 - 08h11Assessoria PMC

Representantes da Prefeitura de Cuiabá convidaram o prefeito Marcelo Iunes para participar das celebrações dos 300 anos de fundação da capital do estado de Mato Grosso, que serão completados no próximo dia 08 de abril. O convite foi feito na tarde desta quinta-feira, 10 de janeiro, pelo secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo daquela cidade, Francisco Antônio Vuolo, e pela secretária extraordinária dos 300 anos de Cuiabá, Cely Maria Auxiliadora Barros Almeida.

Além do convite, a comitiva também apresentou a proposta do monumento que será entregue a Corumbá pelo prefeito cuiabano, Emanuel Pinheiro. A iniciativa retribui o presente oferecido em 1919 pelos corumbaenses em homenagem ao bicentenário de Cuiabá. O obelisco presenteado atualmente está instalado na praça Luiz de Albuquerque, na orla do rio Cuiabá, na capital mato-grossense.

O monumento ofertado pelo povo de Corumbá no século passado é uma réplica do Obelisco de Ramsés II que se encontra na praça da República – em frente ao prédio do Instituto Luiz de Albuquerque (ILA) e Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária – que homenageia os heróis da Guerra contra o Paraguai e é inspirado no existente na praça da Concórdia, em Paris, que foi construído a mando do faraó egípcio Ramsés II, em 4000 a.C.

“Corumbá e Cuiabá têm uma identidade cultural e histórica muito fortes, juntos estes dois municípios foram os responsáveis pelo desenvolvimento do Mato Grosso uno”, disse Francisco Vuolo. “Estamos propondo ao prefeito Marcelo Iunes a entrega desse monumento, que simboliza uma viola de cocho e elementos de nossa integração cultural e histórica com Corumbá”, completou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo da capital de Mato Grosso.  Ele antecipou que a entrega do monumento deve ser feita em março, durante visita do prefeito cuiabano a Corumbá.

A secretária extraordinária dos 300 anos de Cuiabá, Cely Almeida, reforçou o convite ao prefeito Marcelo Iunes ao destacar o calendário do evento tricentenário. “O aniversário dos 300 anos é no dia 08 de abril, mas as festividades efetivamente começam no dia 05 de abril. Fazemos aqui o convite oficial para contarmos com sua presença”, disse complementando que a cidade vem realizando uma série de atividades referentes à data. 

O chefe do Executivo corumbaense destacou a “identificação histórico-cultural” existente entre os povos de Corumbá e Cuiabá apesar da distância. “Somos cidades irmãs, nossos povos têm uma relação cultural e histórica muito fortes, uma identidade mesmo. Juntas, nossas cidades tiveram importância fundamental no crescimento e desenvolvimento do Mato Grosso integrado. Seguimos agora com a missão de fortalecermos os laços e promovermos uma integração turística, cultural entre nossos municípios”, afirmou Marcelo Iunes.

O prefeito agradeceu ao convite e determinou ao diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joilson Silva da Cruz (que participou do encontro), estudar o envio de uma representação cultural de Corumbá para se apresentar durante as festividades dos 300 anos de Cuiabá. Iunes ainda afirmou que o Município já estuda um local para instalar o monumento a ser entregue pelos cuiabanos ao povo corumbaense.

A comitiva mato-grossense também contou com os assessores Karen Caroline Ferreira e Públio Paes de Barros Júnior.

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Congestionamento
Disk Coronavírus e agendamento no Drive Thru de Corumbá conta outras duas linhas telefônicas
Corumbá
Colisão com carro deixa motociclista com dores no quadril
Meteorologia
Sexta-feira de tempo nublado no Estado
quatro bairros
Bairros de Ladário ficam sem água até as 13h30
Democracia
MPT-MS assina nota pública conjunta em favor do Estado Democrático de Direito
Saneamento Básico
Conselho Administrativo da Sanesul autoriza licitação da Parceria Público Privada
Crime Ambiental
Morador de Miranda é multado pela derrubada de quatro árvores da espécie Oiti
Agricultura
Safra de milho de MS será menor do que a esperada
Covid-19
Santa Casa de Corumbá recebe mais de R$ 3 milhões do Ministério da Saúde
Atualização
Municípios de MS continuam com taxa de isolamento abaixo dos 50%

Mais Lidas

Corumbá
Menor é preso vendendo cocaína no bairro Centro América
Corumbá
Motorista desatento colide em canteiro e quatro ficam feridos
Protesto
Transporte de carga é liberado na fronteira de Arroyo Concépcion com Corumbá
Feriadão
Dia 12 de junho será ponto facultativo em MS