Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Clima é favorável para safra de soja em Mato Grosso do Sul

13 dezembro 2019 - 08h46Portal do MS

Dezembro começou com acumulados significativos de chuva em Mato Grosso do Sul, e a meteorologia indica a continuação dessas condições climáticas para a região centro-oeste do País. Isso é um bom sinal para os produtores que acabaram de concluir o plantio da soja safra 2019/2020.

Com o plantio 100% concluído, a estimativa de área plantada está mantida em 3,163 milhões de hectares pela Aprosoja/MS, com crescimento de 6%, produção em 9,9 milhões de toneladas, e produtividade média de 52,19 sacas por hectare. O momento é de monitorar as condições climáticas para atingir os resultados esperados.

Dados do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), indicam que áreas de instabilidades se formaram sobre o Estado, e já foram registrados acumulados de 74 milímetros. Para os próximos dias do ano, as mesmas condições devem permanecer, e o volume total esperado para dezembro é de 225 milímetros para todas as estações meteorológicas de MS.

A falta de chuvas no ano passado teve impacto econômico direto em relação ao plantio de soja, com dois grandes veranicos que prejudicaram a fase de enchimento de grãos. Na visão da especialista do Cemtec, Francine Rodrigues, por enquanto o cenário é positivo para a safra 2019/2020. “As condições beneficiam a soja. As chuvas estão estimadas acima da média e temperatura ligeiramente abaixo da média até março 2020”.

A médio e longo prazo, relatório do Centro Americano de Meteorologia e Oceanografia (NOAA), aponta que a chance de continuidade da neutralidade climática – ausência de fenômenos como El Niño ou de La Niña – é de 70% até o fim do verão, em 20 de março, e de 65% até o outono, que termina em 21 de junho de 2020. Essa condição tem como principal característica, períodos de oscilações, que intercalam períodos secos e quentes, com tempo mais chuvoso com temperaturas agradáveis.

Milho – O atraso de 14 dias no plantio da soja – em relação à safra 2018/19 – devido as condições climáticas, deve impactar na safra de milho safrinha. “No ano passado 70% da área de soja recebeu milho, nesse ano já esperamos um nível de comprometimento da área a ser plantada e os preços em alta, devido ao baixo estoque no período de passagem”, explica o titular da Secretaria Estadual Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.

As exportações de milho atingiram níveis históricos em Mato Grosso do Sul, em 2019, bem como o consumo do grão, contribuindo para baixa quantidade de milho na passagem de uma safra para a outra. Em 2020 a expectativa é de que o consumo continue em alta, influenciado pela produção de bovinos, suínos e aves aquecida no Estado, o que deve afetar fortemente nos preços.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa
Estados Unidos
Em Nova Iorque, presidente do IHP fortalece a conservação do Pantanal como necessidade mundial
Em Seção
Trabalhadores conquista apoio da Câmara na luta contra terceirização na Embrapa
Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Até no Coreto
Vereador pede força tarefa para combater 'acampamento' de moradores de rua no centro
Veículos
Parcelamento em até 10X é opção para regularizar IPVA atrasado em Mato Grosso do Sul
Tempo
Aliado à baixa umidade do ar, Mato Grosso do Sul registra altas temperaturas nesta quarta-feira
Corumbá atinge 34ºC nos horários mais quentes
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Cidadania
Quase 800 pessoas participaram da Semana do CadÚnico/Bolsa Família em Ladário
Administração
Prefeitura desenvolve sistema digitalizado para Ouvidoria Geral do Município

Mais Lidas

Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Trânsito
Motorista atropela casal em moto e foge sem prestar socorro
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas