Matrículas - Sesi

Chaves pede apoio federal para criação do Fundo do Pantanal

Por Assessoria24 OUT 2017 - 09h33min

O senador professor Pedro Chaves (PSC-MS) aproveitou o encontro do último sábado, 21, na Fazenda Caiman, no município de Miranda, para solicitar ao presidente da República, Michel Temer, e ao ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, apoio para a criação do Fundo do Pantanal.  De autoria do senador, a proposta pretende cooptar doações de empresas e um percentual de financiamentos públicos para a realização de atividades produtivas e também de preservação da região da Bacia do Alto Paraguai.

Senador aproveitou visita de Temer em Miranda, no último sábado, 21, para fazer a solicitação. Foto: Divulgação


"Já ouvi ambientalistas, produtores rurais e dezenas de representantes dos setores interessados no assunto", afirmou Pedro Chaves que proporá a criação do Fundo no relatório do Projeto de Lei 750/2011, que define regras para a gestão e proteção do Pantanal.

Atento à importância da ação para o meio-ambiente, o ministro Sarney Filho declarou que as portas dos ministérios estão abertas para o senador Pedro Chaves. "Já conversamos a respeito da proposta em benefício do bioma pantaneiro e, com toda certeza, faremos o possível para que o fundo se torne realidade", declarou.

Segundo Pedro Chaves, os recursos do fundo serão investidos em ações de conservação, prevenção, monitoramento e combate à degradação dos recursos hídricos, principalmente no que diz respeito ao Rio Taquari, que há décadas sofre com a degradação e o assoreamento. " Já conversei com os ministros Sarney Filho (Meio Ambiente) e Blairo Maggi (Agricultura) , e também com a direção da SUDECO (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) sobre o assunto e todos se mostraram bastante receptivos à proposta", detalhou o senador.

Em Mato Grosso do Sul, durante assinatura de quatro decretos que objetivam a preservação do meio-ambiente, Temer conversou bastante com o senador sobre questões relativas ao Pantanal. "Tive a oportunidade de apresentar ao presidente a necessidade de lutar pelo nosso rico ecossistema. Minha proposta com o Fundo Pantanal é apoiar projetos de gestão das áreas protegidas, além de realizar o controle e monitoramento das atividades desenvolvidas com o  uso sustentável dos recursos naturais, bem como a recuperação de áreas desmatadas e degredadas", ressaltou Pedro Chaves, que estava ao lado da prefeita de Miranda, Marlene Bossay.

Sobre a conversa com o presidente, o senador afirmou que houve a garantia de que ações voltadas para essas questões serão tratadas de forma primordial. "Ele nos deu a certeza de que estará atuando para atender nossas demandas. Inclusive, já marcou audiência comigo esta semana para discutir mais o assunto", afirmou.

Deixe seu comentário

Leia Também

Conexão Internacional

Voo direto entre Campo Grande e Paraguai começa funcionar

Capital

Caminhada em Campo Grande pede tolerância com diversidade religiosa

Internacional

Paraguai reconstitui hoje assassinato de jornalista na fronteira com MS

Oportunidade

Semana começa com 420 vagas em concursos e salários de até R$ 19,4 mil

Serviço

Ação Cidadania da Fiems encerra o ano com 36,9 mil atendimentos

Educação

Prova do IFMS reúne mais de 3,4 mil candidatos em dez municípios

Serviço

Em Corumbá, vereador cobra instalação de loja ou posto de atendimento da Oi