Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Cassems e Hospital Cassems CG se mobilizam para reforçar estoque de sangue do Hemosul

22 agosto 2019 - 09h57Assessoria de Comunicação

O Hospital Cassems de Campo Grande iniciou hoje a 1ª Ação da Agência Transfusional do HCCG, Cassems e Hemosul para doação de sangue. A ação, que conta com o apoio da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes, CIPA, da unidade hospitalar e do Instituto Sangue Bom, coordenado pelo professor Carlos Alberto Rezende, tem como objetivo despertar a consciência para a importância da doação voluntária de sangue, além de reforçar os estoques no Hemosul.

A técnica de enfermagem Luciana Eugênia da Silva já é doadora voluntária há 17 anos. O entendimento sobre a importância do gesto começou a se desenvolver através do exemplo que recebeu do pai, que durante muitos anos também foi voluntário e chegou a doar medula óssea por duas vezes. “Eu fico muito contente em doar sangue. É algo que já vem de família, por meio do exemplo do meu pai. Hoje estou representando a Cassems”, comenta Luciana.

De acordo com a coordenadora geral da Rede Hemosul, Marli Vavas, o período de inverso é sempre uma época crítica para o hemocentro, que atende todo o Mato Grosso do Sul. Como o clima é muito instável, muitos voluntários acabam sofrendo com doenças respiratórias, o que os impede de realizar a doação. “É muito motivante ver as pessoas se mobilizando para ajudar o próximo. Os nossos estoques sempre ficam reduzidos nesse período de inverno, quando tem muita poeira e aumenta a incidência de viroses. Além disso, quem já fez a doação durante o junho vermelho, acaba ficando inapto para doar nos dois ou três meses seguintes. Por isso, é importante que as pessoas se mobilizem em outros períodos do ano que são críticos para nós como nos meados do inverno, final do ano e férias”, orienta a coordenadora.

Nos três dias de campanha, 21, 22 e 23 de agosto, a intenção é fazer com que pelo menos 300 colaboradores e beneficiários participem da ação, desenvolvendo uma cultura de solidariedade para com as pessoas que por algum motivo necessitam de transfusões de sangue e seus hemocomponentes. Para médica hematologista, responsável técnica da Agência Transfusional do Hospital Cassems de Campo Grande, Soraia Romanini, a unidade hospitalar da Cassems na capital “vem crescendo em importância no cenário de Mato Grosso Sul. Consequentemente, a nossa responsabilidade também aumenta. Além de suprir a nossa demanda, também temos uma parcela de obrigação para suprir a demanda do Estado”, observa.

A Agência Transfusional do Hospital Cassems de Campo Grane utiliza, em média, 210 bolsas de sangue todos os meses, sendo que 50% desse total é destinado para pacientes cirúrgicos, 10% para pacientes em tratamento contra o câncer e 40% para pacientes em tratamento clínico. Alessandro Depieri, gerente hospitalar, reforça a importância da doação e da participação dos colaboradores e beneficiários Cassems na campanha. “Estamos bastante felizes com a resposta dos nossos colaboradores ao chamado para a campanha. Vamos, inclusive, avaliar a possibilidade de fazer esse tipo de ação com mais regularidade, em especial nesses períodos que são críticos para o Hemosul”, conclui Depieri.

A campanha é aberta para todo o público e vai até o dia 23 de agosto, sexta-feira. Quem quiser doar sangue poderá se dirigir ao Hemosul, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril