Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Caminhada em Campo Grande pede tolerância com diversidade religiosa

20 novembro 2017 - 10h08Correio do Estado

Devotos e simpatizantes de religiões com matriz africana, Candomblé e Umbanda, participaram neste domingo (19), de uma cerimônia coletiva em Campo Grande, que homenageia uma das divindades mais importantes da crença espiritualista, denominada Oxum (protetora das águas, fertilidade e do amor). 

Com apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), de outras crenças religiosas e da população, os fieis aproveitaram para pedir mais tolerância à diversidade de religião e fraternidade entre os povos. O tema propõe ainda, a reflexão sobre situações de intolerância e violência ocorridas recentemente em templos de outros estados brasileiros. 

O dirigente da casa Ilê Dará, o balorixá Lucas de Odé, conta que o evento é realizado pelo terceiro ano consecutivo, crescendo a cada edição em número de participantes, no entanto, ainda enfrenta bastante preconceito. "Quem teve a ideia de tornar a festa coletiva foi o dirigente do Axé Pioneiros, o pai Edson. Nossa homenagém é dedicada ao Orixá protetor das cachoeiras e dos rios, e, reunimos também, irmãos de outras religiões. Infelizmente, vivenciamos o preconceito em nossa própria cidade", comenta o dirigente. 

Pai Lucas explica que ao entrar em contato com empresas que trabalham com equipamentos de som, que seriam utilizados na procissão, cinco se recusaram a fechar contrato, depois de saberem que tratava-se de uma festa religiosa do candomblé e umbanda."Temos fé em Deus como qualquer outro cidadão, a unica diferença é que nossa fé se reforça no culto à natureza. Tanto que as oferendas deixadas no lago não prejudicam o meio ambiente, temos respeito e amor profundo aos elementos da natureza", acrescenta. 

FRATERNIDADE

Umas das maiores declarações de apoio e respeito vem da comunidade da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, representada pelo religioso Hugo Armando Sanchez. "Todos os anos acompanhamos a caminhada, pois, estimamos o trabalho realizado por nossos irmãos das religiões de matriz africana. Se queremos ter um mundo melhor, mais fraternos, temos que promover mensagens de amor e respeito ao próximo", observa o reverendo. 

Para o idealizador do 'Presente de Oxum',  o Babalorixá Edson Fernandes, além da simbologia ritual, o Karodô (presente) traz uma mensagem simbólica de união e empoderamento, especialmente em face dos diversos casos de intolerância religiosa ocorridos em todo o País, especialmente no Rio de Janeiro.

“Sempre foi um desejo nosso fazer a manifestação em Campo Grande e chegamos à terceira edição. Daqui pra frente, tudo o que queremos é que essa e todas as manifestações da nossa fé sejam respeitadas e que sejamos vistos como aquilo que somos: religiosos”, comenta o Babalorixá.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tempo
Com tempo seco, sol e pouca nebulosidade são destaques na previsão deste sábado em MS
Corumbá tem mínima de 24°C e máxima de 33°C
2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal