Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Câmara e Prefeitura trabalham para regularizar cemitério no Taquaral

17 abril 2018 - 10h56Câmara de Corumbá

Se depender da Câmara Municipal de Corumbá e da Prefeitura, o cemitério localizado no Assentamento Taquaral será regularizado, inclusive com serviços necessários para atender os pequenos produtores rurais da região de fronteira com a Bolívia sepultarem seus entes queridos.

Foi o que deixou bem claro ontem, segunda-feira (16) na Câmara, o prefeito Marcelo Iunes que participou da sessão ordinária com plenário lotado por pequenos produtores que reivindicaram a reabertura do cemitério, interditado por decisão do Ministério Público Estadual, com anuência do Ministério Público Federal.

A regularização está sendo intermediada pela Câmara que, por indicação do vereador Baianinho, reforçada pelo vereador Roberto Façanha, vai propor uma audiência pública com participação do MPE e MPF, para discutir o assunto.

Na sessão com a presença dos produtores rurais, a Prefeitura seria representada pelo secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla. No entanto, o prefeito Marcelo preferiu participar das discussões e foi categórico, firmando um compromisso para legalizar a situação.

“Vamos buscar resolver, ver o que pode ser feito o mais rápido possível”, refirmou, já autorizando o secretário Ametlla a tomar as providências necessárias, inclusive com elaboração de um projeto para, se necessário, reformar o espaço e dotá-lo de condições para bem atender a comunidade.

A decisão do prefeito foi destacada pelos vereadores. Todos se colocaram à disposição para buscar uma solução, e tratar do caso com o MPE e MPF. A interdição do cemitério foi levantada pelo vereador Roberto Façanha na semana passada, quando ele se mostrou preocupado com o fato, após familiares terem sido proibidos de enterrar uma pessoa, vítima de atropelamento, no local.

INCRA

Como as sabe, o Assentamento Taquaral ainda não é municipalizado. A área pertence ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), inclusive o cemitério que já existe a mais de 25 anos. Uma das alternativas apontadas no encontro, seria o Instituto doar a área à Prefeitura ou mesmo à associação dos pequenos produtores do Taquaral.

Vitor Vieira, presidente da associação, fez uso da tribuna e relatou o drama dos pequenos produtores rurais. Segundo ele, em 25 anos, mais de 150 pessoas já foram enterradas lá, e que é preciso buscar junto às autoridades, uma solução para o caso. Citou que na quarta-feira, terá um encontro com a direção do INCRA e, na quinta, vai ao Ministério Público Federal.

O secretário Ametlla, por sua vez, informou que a Prefeitura tudo fará para, já em uma provável audiência pública que está sendo agendada, apresentar o projeto do cemitério. Segundo ele, não se trata somente do Taquaral. Existem outros que precisam ser regularizados, como dos distritos de Albuquerque e de Porto Esperança, além de vários existentes pela região pantaneira, que também estão na agenda do Poder Executivo.

O presidente do Poder Legislativo, Evander Vendramini, destacou que a iniciativa de uma audiência pública é o caminho. Para ele, será importante firmar um TAC com o Ministério Público e avançar em busca de uma solução não só em relação ao Taquaral, mas também em outras regiões.

Ele lembrou inclusive a situação de Albuquerque. “Em uma audiência pública lá, em 2011, tratamos de diversas situações e a regularização do cemitério foi uma delas. O Distrito tem 240 anos e até hoje tem dificuldades em relação ao cemitério, que não está regularizado. Porto Esperança é a mesma coisa. No Pantanal também. Precisamos sentar e tratar destas questões com o Ministério Público, para acertar estas situações”, reforçou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá