Menu
terça, 23 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Câmara aprova Projeto de Lei que prevê qualificação de mão-de-obra feminina

08 maio 2019 - 08h53Câmara de Corumbá

Projeto de Lei que institui Política Pública Pró-Mulher de Qualificação de Mão-de-Obra Feminina, foi aprovado ontem, terça-feira, 07 de maio, pela Câmara Municipal de Corumbá. A proposta é do vereador Tadeu Vieira e segue agora para apreciação do Poder Executivo.

O Projeto foi aprovado por uma unanimidade e, conforme o vereador, vai atender, prioritariamente, a mulher que tenha sob sua responsabilidade a direção, administração ou manutenção familiar, e que se encontre desempregada, ou em condições precárias de trabalho (mercado informal).

“É uma necessidade premente e a proposta que apresentamos, vai ao encontro dos anseios da população feminina”, comentou. Lembrou ainda que a qualificação proposta, vai permitir melhores condições de inserção da mulher no mercado, principalmente aquelas que sofrem algum tipo de violência doméstica, e acabam criando os filhos sozinhas, sustentando a casa, “evitando inclusive que os filhos sejam encaminhados para abrigos. Queremos evitar que isso aconteça, dando condições para essas mulheres ingressarem no mercado de trabalho”.

“O Projeto de Lei aprovado, incentiva o poder público municipal a trabalhar para mudar a realidade atual, na medida que alia o alto número de vagas de curso já ofertados pelo Município, vinculando-os as mulheres cadastradas no projeto. Outra vertente do projeto propõe a realização de um cadastro com empresas para captação e direcionamento de vagas a mulheres, em especial aquelas que são chefes de família”, explicou.

A proposta de Tadeu é que o a Política Pública Pró-Mulher seja desenvolvida, implantada e executada pelos órgãos municipais competentes, podendo estabelecer parcerias com outras secretarias e demais órgãos municipais, estaduais e federais.

Prevê também que os executores poderão celebrar convênios com universidades, empresas públicas ou privadas e organizações não governamentais, visando a implantação e a execução do projeto, inclusive com a criação, manutenção e atualização de banco de dados contendo um amplo cadastro não só do público alvo, mas também das empresas públicas ou privadas, órgãos e entidades públicas, universidades e organizações não-governamentais; bem como um cadastro sobre a oferta de emprego destinada as mulheres.

A proposta vai possibilitar a qualificação da mão-de-obra feminina, encaminhando as mulheres cadastradas para cursos que promovam a melhoria do nível educacional e cultural, assim como para cursos profissionalizantes, observando-se os parâmetros e a aptidão profissional da demanda; de empregos oferecidos pelos parceiros do projeto; divulgação constante sobre a oferta de empregos e cursos de qualificação, por meio de parceria com a imprensa em geral e com o Sistema Nacional de Emprego (SINE); e a geração de emprego, incentivo e fomento a formação de cooperativas de trabalho.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em táxi
Brasileiro é preso com 16 kg de maconha na fronteira
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas
Obrigatório
Aposentados e pensionistas por invalidez têm até julho para perícia médica bianual
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Trânsito
Motorista atropela casal em moto e foge sem prestar socorro
Ministério Público
Empresa alega que "poeira de minério" tem causado morte de animais na zona rural de Corumbá
MPMS instaurou inquérito para apurar a denúncia apresentada por empresa proprietária de Fazenda na região de Maria Coelho
Campeonato
Torneio Centro-Oeste de Natação atrai 470 atletas para Campo Grande
Calendário
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4
Em Jardim
Ação conjunta apreende 12 toneladas de maconha; a maior do ano
Plantão
Acidentes de trânsito fazem quatro vítimas nas últimas 24 horas

Mais Lidas

Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério