As temperaturas deste “inverno” – a primavera só chega as 4h50 do dia 23 de setembro – já ultrapassam os 40°C em Mato Grosso do Sul. De acordo com a Coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), Franciane Rodrigues, a situação tem sido recorrente. “Nos últimos 10 anos, tem sido uma situação normal as temperaturas atingirem a casa dos 40°C antes da troca de estação aqui no Estado”, ressaltou.
A média histórica de calor registrada em setembro pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de 1981 a 2010, é de temperaturas entre 18°C e 33°C. Já a maior temperatura dos últimos 9 anos, considerando que o mês está apenas começando, é de 42°C registrados em Coxim no ano de 2010, e a segunda maior em Sonora, com 41,6°C no ano passado. Para 2019, a maior registrada foi em Porto Murtinho que atingiu os 41,3°C em janeiro.
A previsão para esta terça-feira (10.9) é de tempo firme e temperaturas de até 42°C. Em grande parte do Estado, a meteorologia indica céu claro a parcialmente nublado com névoa seca. Já nas regiões extremo sul e sudoeste há previsão de aumento de nebulosidade no final da tarde e decorrer da noite. A mínima prevista é de 19°C.
Será mais um dia com umidade relativa do ar elevada durante a manhã, com índices em torno de 65%, e queda significativa durante a tarde, com valores na casa dos 25%, considerado estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Campo Grande
A Capital registrou no último domingo, a segunda maior temperatura do ano, com 37,8°C. A primeira maior foi no dia 23 de janeiro que chegou aos 37,9°C, conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).
Para esta terça-feira, o tempo deve permanecer claro com névoa seca e baixa umidade relativa do ar. O dia começa com 24°C e pode chegar aos 38°C nas horas mais quentes do dia. Os índices de umidade do ar podem chegar a 15%, considerado estado de alerta pela OMS, que recomenda tomar bastante liquido, evitar sol entre as 10h e 16h, fazer refeições leves, e usar umidificador de ambientes.
Confira como ficará o tempo em alguns municípios do Estado no mapa.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ações culturais de MS para 2020 conquistam apoio do Secretário Nacional de Cultura

Queda no preço da arroba do boi não chega aos açougues
MEC divulga novas diretrizes do ensino médio em tempo integral

Exposição dos alunos da Apae Corumbá e Campo Grande unem patrimônio cultural e inclusão social

Postura intensifica fiscalização de ambulantes em Corumbá
Idoso é socorrido com suspeita de AVC em casa da rua Cabral
AlertaVizinhos impendem incêndio em residência com chá erva mate esquecido no fogão

TJMS derruba liminar e prefeitura determina reinício imediato de obras
