Menu
sexta, 18 de outubro de 2019
Campanha Viajar Andorinha - Felicidade
Mobile - Campanha Viajar Andorinha - Felicidade
Geral

Brasil e Paraguai avançam em agenda bilateral de cooperação na agricultura e pecuária

10 julho 2019 - 07h59Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (9.7) em Assunção, entre o governador Reinaldo Azambuja e ministra da Agricultura, Tereza Cristina com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benitez, as autoridades dos dois países avançaram de forma significativa na agenda bilateral de cooperação nas áreas de agricultura e pecuária, bem como no andamento das ações de integração econômica e obras de viabilização do corredor bioceânico.

Essa foi a avaliação do secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), que integra a comitiva do governo estadual em visita ao país vizinho e que participou na manhã de hoje dos encontros com o presidente Abdo Benitez e o ministro de Agricultura e Pecuária do Paraguai, Denis Lichi.

“Apresentamos um documento elaborado pelos técnicos da Iagro, que trata da questão Sanitária animal e vegetal, do vazio sanitário, da erradicação da aftosa e do controle de fronteira, temas que consideramos fundamentais. Avançamos na questão de parceiras da Embrapa e fundações de Mato Grosso do Sul no intuito de compartilhar e desenvolver tecnologia para o aumento da produtividade da agricultura do Paraguai. Saímos com uma avaliação positiva e o Paraguai entende que o Mato Grosso do Sul deve sim criar um grupo de trabalho para que as ações conjuntas sejam monitoradas. Temos todo o apoio e empenho dos dois ministérios, por serem agendas de desenvolvimento comuns aos dois países”, comentou o secretário Jaime Verruck.

De acordo com secretário, tanto o presidente Abdo Benitez, quanto o ministro Denis Lichi também destacaram a importância histórica da rota bioceânica, da integração econômica do norte do Paraguai com o Mato Grosso do Sul, bem como os avanços obtidos pelo Brasil no contexto Mercosul no acordo com a União Europeia.

Logo no início da manhã, na reunião com o presidente Abdo Benitez e o governador de Alto Paraná, Roberto González Vaesken – província da qual o município de Carmelo Peralta faz parte – foi informado que o presidente paraguaio visitará as obras de pavimentação da TransChaco, próximo à fronteira com Porto Murtinho e também o local onde será construída a ponte sobre o Rio Paraguai.

“O presidente paraguaio estará em Carmelo Peralta em 20 de julho para vistoriar a obra da TransChaco, trecho rodoviário fundamental para a consolidação da rota bioceânica. Nessa data será realizada a assinatura da licitação do projeto da ponte. Além disso, devemos ter outros empreendimentos de portos em Porto Murtinho. Foi um agenda muito satisfatória, tratando de temas fundamentais para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, afirmou o secretário.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, destacou o trabalho conjunto entre as autoridades do Paraguai e do Brasil principalmente na área de Agricultura e Pecuária. “Há uma sincronia em várias atividades entre o Brasil e o Paraguai, principalmente na área da agricultura e pecuária”, afirmou.

Já o ministro da Agricultura paraguaio, Denis Lichi, lembrou dos acordos bilaterais firmados pelos presidentes Abdo Benitez e Jair Bolsonaro para reforçar a integração entre os dois países. “Falamos não apenas da área produtiva, mas também dos investimentos em obras públicas que beneficiarão a integração do Brasil e do Paraguai e de outros países da região e permitirão a união dos dois oceanos, o Pacífico e o Atlântico. Vai beneficiar bastante o setor produtivo “, afirmou Lichi.

Além do governador Azambuja, a delegação do Mato Grosso do Sul em Assunção é composta pelo vice-governador e pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Murilo Zauith; pelos secretários Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica), Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Antônio Carlos Videira (Justiça e Segurança Pública); pelo presidente da Assembléia Legislativa, o deputado Paulo Corrêa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ação Social
7ª edição do Povo das Águas vai atender ribeirinhos do baixo Pantanal
Reconhecimento
Festival América do Sul Pantanal traz homenagens a nomes corumbaenses
Agricultura
Com setembro mais seco, usinas aceleram moagem de cana-de-açúcar em MS
Cultura
Corumbá recebe mostra nacional e internacional de animação
Alerta
Audiência Pública alerta para obrigatoriedade do cadastramento biométrico em Corumbá e Ladário
Patriotismo
Governador sanciona lei de resgate ao civismo nas escolas
Mudança
Sancionada lei que contribui para consolidação da identidade sul-mato-grossense
Treinamento
Capacitação em Operações Penitenciárias no RJ preparam agentes da Agepen para situações de Alto Risco
Temperatura
Quinta com possibilidade de chuva e calor no Estado
Desrespeito
Ciclistas organizam protesto em posto onde 2 foram expulsos durante chuva

Mais Lidas

Evento
Corumbá Folia traz Matheus Kruz em véspera de feriado para Corumbá
Direito do Consumidor
Procon autua unidade da Smart Fit por recusar pagamentos em dinheiro
Violência
Vítima de assalto é socorrido com faca encravada nas costas
Desdobramentos
Arma utilizada em triplo homicídio é recuperada pela PM