Menu
terça, 07 de abril de 2020
Andorinha - Medidas Preventivas Coronavírus
Andorinha - medidas preventivas
Geral

Bolívia decreta estado de emergência sanitária e restringe saída as ruas pelo número do RG

26 março 2020 - 11h31Gesiane Sousa com El Deber

Um novo decreto assinado pela presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, na noite desta quarta-feira, 25, estabelece o estado de emergência sanitária no país, que fecha as portas para o mundo, ninguém entra nem sai da Bolívia. "Por esse estado de emergência sanitária, é declarado o fechamento total das fronteiras, ninguém sai e ninguém entra no país, exceto por razões de segurança e saúde. É proibida a circulação de veículos públicos e privados, exceto os veículos motorizados de segurança e saúde”, afirmou a presidente. O decreto está valeno desde a zero hora desta quinta-feira, 26.

No mesmo documento, foi definido um sistema baseado na numeração da identidade dos cidadãos para reduzir o número de pessoas nas ruas. Nesta quinta-feira por exemplo, só pode sair à rua pessoas com o número do RG terminados em 7 ou 8.

Aqueles que terminam entre o número 1 e 2 podem sair de casa apenas às segundas-feiras ; aqueles com um número final de 3 e 4, terça-feira; os de 5 e 6, quarta-feira; 7 e 8 quinta-feira; e terminando em 9 e 0 Vierne s .  

O decreto prevê multa entre Bs 1.000 e Bs 2.000 para quem descumprir a nova disposição nacional emitida ontem à noite pelo governo como uma medida de contenção para interromper o coronavírus.

A Presidente Jeanine Áñez lembrou que apenas uma pessoa por família poderá sair nos dias correspondentes para estocar. Ele acrescentou que, como benefício, o governo fornecerá a 1.600.000 famílias uma cesta familiar e será responsável pelo pagamento de contas de energia elétrica (até Bs 120) e água.

Bolivianos ainda não estão cumprindo medidas do novo decreto. Uma multidão saiu as ruas na manhã de hoje em busca de suprimentos para estocar. Foto: El Deber

Na capital santa Cruz, o modo de circulação com base na numeração do bilhete de identidade ainda não está sendo cumprido, o que foi confirmado pelo principal jornal do país, DEVER, em uma rota do quilômetro 13 da via dupla até La Guardia, quarto anel do Santos Dumont, San Aurelio, entre o quinto e sexto toque, além do Villa Primero de Mayo. Uma verdadeira multidão saiu as ruas para estocar suprimentos em casa.

Fronteira cm Corumbá

Desde o dia 21 de março, a fronteira com Corumbá está fechada, apenas caminhões com comida e combustível passam pela divisa territorial. Militares do Exército boliviano permanecem na fronteira assegurando que somente pessoas permitidas pelo decreto passem. Na terça-feira desta semana, dia 24, uma trilha clandestina utilizada por contrabandistas foi localizada e fechada por forças de segurança brasileiras.  

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Confirmado
Paciente com Covid-19 internado na Santa Casa apresenta quadro estável
O tão Aguardado
Aplicativo para cadastro do Auxílio Emergencial de R$ 600 já está disponível
Com Cautela
Detran-MS retoma atividades dia 13 com alerta para evitar aglomerações
Tempo
Terça-feira de céu nublado e máxima de 31°C em MS
Condenada à morte
Após 20 dias de atropelada, idosa morre e motorista bêbado segue em liberdade
Alívio
Sem grandes recursos, a prevenção ao Covid-19 é a melhor estratégia para Ladário
Testes de dois pacientes ladarenses com suspeita de Coronavírus deram negativos
Economia
Bancos processam 2 milhões de pedidos de renegociação de dívidas
Valor chega a R$ 200 bilhões, segundo a Febraban
Dica Boa
Em tempos de quarentena, aproveitamento integral de alimentos é essencial
Burlando a Crise
Na capital, empreendedores apostam em delivery para vender na Páscoa
Energia Elétrica
Conta de luz sofrerá reajuste na quarta-feira

Mais Lidas

Condenada à morte
Após 20 dias de atropelada, idosa morre e motorista bêbado segue em liberdade
Escolta até a Fronteira
Mesmo impedidas empresas de transporte mantém percurso por Corumbá
Adaptação
Detran-MS altera calendário de licenciamento de 2020
Cidade
Rixa entre gangues deixa dois esfaqueadas em bairro de Ladário