Matrículas - Sesi

Agentes de trânsito participam de capacitação e discutem melhorias

Por Assessoria PMC28 OUT 2017 - 09h41min
Capacitação aconteceu na Escola de Governo.Foto: Clóvis Neto/PMC

Servidores da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat) da Prefeitura de Corumbá realizaram, na manhã desta sexta-feira, 27 de outubro, capacitação na Escola de Governo. A intenção foi oferecer reciclagem com relação à Legislação Brasileira de Trânsito e proporcionar oportunidade de reunir os membro da equipe e discutir ações. Hoje, o Município conta com 16 agentes de trânsito que têm função de fiscalizar, organizar e orientar o trânsito na cidade, além de promover campanhas para um trânsito mais seguro.

“A partir do momento que o condutor sai de uma autoescola, subentende-se que ele atingiu todos os objetivos psicológicos, teóricos e técnicos, mas temos uma grande deficiência hoje que vem a ser a sensibilização dos condutores quanto ao cumprimento dessas regras. Como outubro é o Mês do Servidor, os agentes de trânsito se reuniram e pediram essa reciclagem para verificar melhorias no setor”, afirmou Paulo Guilherme de Arruda, diretor-presidente da Agetrat.

Paulo lembrou que Corumbá é uma cidade turística e que promove diversos eventos, onde a Agetrat tem participação fundamental para organizar o trânsito, sendo seus profissionais os primeiros a chegarem e os últimos a saírem. Entre esses eventos, os maiores são o Carnaval e o Arraial do Banho de São João, que modificam o fluxo de carros e pedestres nos dias festivos. No entanto, serestas, desfiles de aniversário da cidade e de 7 de Setembro, entre outras ocasiões, sempre contam com o trabalho desenvolvido pela Agência.

“Vamos elaborar nosso planejamento estratégico e expor isso ao prefeito Ruiter para o ano de 2018. Temos nossa chefia de núcleo, composta pelo Miguel e pelo Cristiano, e toda sexta-feira eles se reúnem para avaliar a produtividade da semana. Aqui adotamos um sistema japonês para avaliarmos as melhorias e temos também a política de gestão participativa para que todos possam apontar em que precisamos aprimorar nossos serviços e onde nós erramos”, afirmou Paulo Guilherme.

Ele lembrou que Corumbá enfrenta um grande problema com relação ao vandalismo. Frequentemente os agentes municipais de trânsito se deparam com placas de sinalização danificadas e isso tem custo para o Município. “É traumático nas segundas-feiras. Todo final de semana é a mesma coisa. A gente já sabe que nas segundas a gente tem que recolher placas. Temos também um gargalo que é a falta do uso do taxímetro, que é obrigatório. A partir do momento que o usuário verificar que o taxista não quer ligar o taxímetro, ele tem que pegar o número da placa e ligar para a Agetrat que vamos verificar a situação”, afirmou Paulo.

Diariamente, a população pode ver a atuação dos agentes da Agetrat que ajudam na entrada e saída de algumas unidades escolares, orientam o trânsito quando necessário e fazem a fiscalização de veículos. A população pode auxiliar ligando para o 3907-5099, seja para denunciar a falta do taxímetro, para solicitar placas de sinalização ou para informar sobre vandalismos.

 

Deixe seu comentário

Leia Também

Estratégia

Fiscalização pode deixar passageiros da Siriema a pé

Transporte

Seriema não quebra monopólio e terá que atuar dentro da lei da fretagem

Alerta

Consumidor deve desconfiar de grandes descontos em Black Friday, diz Procon

Em pauta

Prefeito discute medidas para cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal

Evento

Interessados em participar das oficinas do VI Fegasa devem se inscrever até 28 de novembro

Internacional

América Latina joga 145 mil toneladas de lixo orgânico por dia em aterros

Política

Anthony Garotinho e Rosinha são presos no estado do Rio