Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Aeroporto de Corumbá completa 57 anos de operações

20 setembro 2017 - 11h29Redação

O primeiro aeroporto a ser erguido na região Centro-Oeste do país completa, nesta quinta (21), 57 anos de operações. Inaugurado em 1960, o Aeroporto Internacional de Corumbá (MS) comemora mais um ano atendendo a população corumbaense no mesmo dia em que o município completa 239 anos.

Além do turismo ecológico, a região tem uma importante movimentação empresarial. Atualmente, o terminal conta com quatro voos regulares por semana da companhia aérea Azul, fazendo a rota da cidade até Campinas (SP), com escalas em Bonito (MS). Com capacidade de receber até 500 mil passageiros ao ano, a cidade é considerada uma das principais portas de entrada para o Pantanal sul-mato-grossense.

No ano passado, mais de 36 mil turistas, entre brasileiros e estrangeiros, passaram pelo aeroporto para visitar a região pantaneira, considerada a maior planície inundável do mundo, reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera. Sua pista de pousos e decolagens tem 1,50 mil metros de comprimento, habilitada para receber também aeronaves militares, aviação executiva e táxi aéreo.

Para o superintendente do aeroporto, Carlos Alberto Fonseca Rocha, o terminal também tem grande valor para indústrias mineradoras instaladas na região. “O aeroporto é importante para o desenvolvimento do estado, já que o nosso público se divide entre empresários, que chegam na cidade em busca de oportunidades econômicas, e turistas, principalmente em períodos de pesca”, conta. Por estar localizada estrategicamente na fronteira entre o Brasil, Paraguai e Bolívia; Corumbá foi uma das primeiras cidades do interior do Brasil a ser servida pela aviação comercial.

Um novo terminal de passageiros, com área construída de 2,4 mil m², foi inaugurado em 2001, pela Infraero, que fez homenagem à região em toda a arquitetura do Aeroporto Internacional de Corumbá, inspirada em um dos peixes predominantes da região sul-mato-grossense, o pacu. A área patrimonial do aeroporto é superior a 1,2 milhões m². Outra homenagem está localizada em frente ao terminal, com uma escultura da arara-canindé, uma das mais belas aves do pantanal sul-mato-grossense. Batizada de “O Monumento Pantanal de Corumbá”, a peça tem 4,5 m de altura e é assinada pelo artista plástico da região Cleir Ávila.

Revitalização
Em novembro de 2016, o terminal de Corumbá passou por obras de manutenção dos pavimentos e revitalização da sinalização horizontal da pista de pousos e decolagens para garantir níveis de segurança das operações. O investimento na melhoria foi de R$ 610 mil. Já no início deste ano, o Aeroporto Internacional de Corumbá ganhou nova iluminação no terminal de passageiros. As lâmpadas comuns foram substituídas por luminárias a LED (Diodo Emissor de Luz, em inglês, Light Emitting Diode), que são mais duradouras, sustentáveis e econômicas, além de consumir menos energia e demandar menos manutenção. O investimento realizado pela Infraero na substituição da iluminação foi de R$ 6,4 mil.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira