Matrículas - Sesi

Abatedouro móvel da Embrapa vence Prêmio Stemmer de inovação catarinense

Por Redação08 NOV 2017 - 09h57min

A Embrapa Suínos e Aves venceu a 7ª edição do Prêmio Stemmer Inovação Catarinense na categoria instituição inovadora. A entrega da premiação foi na tarde de ontem (6) na Fiesc em Florianópolis, com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, e do governador Raimundo Colombo. O prêmio é oferecido pelo governo estadual por meio da Fapesc, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina.

Analista da Embrapa, Cássio Wilbert, com Gerson Pillatti, da Engemac, e o pesquisador Marcelo Miele, da Embrapa, na entrega do Prêmio Stemmer na Fiesc. Foto: Divulgação  

A Embrapa concorreu com o abatedouro móvel, uma unidade itinerante com equipamentos para abate de animais em três modelos: suínos e ruminantes, aves e pescado. O abatedouro móvel está adequado às particularidades produtivas e à legislação sanitária e ambiental do Brasil. A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a empresa Engmaq, de Peritiba, com apoio da Fapesc, Cidasc e Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia.

“Para nós da Embrapa Suínos e Aves é uma honra receber este prêmio. O desenvolvimento do equipamento só foi possível porque envolveu diferentes atores, como a Embrapa, com sua competência em tecnologia agropecuária e sanidade, a empresa Engmaq, com competência de engenharia e gestão, a Fapesc, como financiadora, e a Cidasc e o Instituto Federal Catarinense, Campus de Concórdia, como apoiadores. Acreditamos que este é um exemplo a ser seguido de inovação aberta e parceria com as cadeias produtivas e as empresas de base tecnológica dialogando com as necessidades da sociedade”, disse o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia, pesquisador Marcelo Miele, que recebeu o prêmio representando a Embrapa.

Abatedouro Móvel para Suínos - Emprapa Suínos e Aves. Foto: Lucas Sherer 

Além da Embrapa, o prêmio contemplou empresas, instituições e protagonistas da inovação em outras quatro categorias.

Os vencedores do Prêmio Stemmer de Inovação Catarinense 2017

Empresa Inovadora de Micro e Pequeno porte:
1º Intradebook
2º Eficid/GYTH
3º Atar

Empresa Inovadora de Médio ou Grande porte:
1º Ciser
2º Bry
3º Embraco

Instituição de CTI:
1º Instituto Stella
2º Labsolda - UFSC
3º Fundação Universidade do Sul de SC - Unisul

Protagonista da Inovação:
1º Roberto Zagonel
2º Eduardo Jara
3º Alvaro Michelotti

Instituição Inovadora:
1º Embrapa Suínos e Aves

Saiba mais sobre o abatedouro móvel em:

https://www.embrapa.br/suinos-e-aves/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/2058/abatedouro-movel-para-suinos

https://www.youtube.com/watch?v=usqoQKtw0dE

https://www.youtube.com/watch?v=MLOBoXboTTs

Quem foi Stemmer - Gaúcho nascido em Novo Hamburgo, Caspar Erich Stemmer sempre atuou em busca da competitividade da indústria brasileira, por meio da inovação tecnológica e da melhoria dos processos produtivos e de gestão institucional. Foi engenheiro, empresário, professor universitário e gestor de órgão governamental. Stemmer também foi reitor da Universidade Federal de Santa Catarina entre 1976 e 1980. Em 2009, recebeu a condecoração Anita Garibaldi, concedida pelo Governo do Estado de Santa Catarina, em reconhecimento a sua trajetória profissional.

O Prêmio de Inovação Catarinense teve sua primeira edição em 2010. Stemmer participou da cerimônia de premiação das duas primeiras edições, em 2009 e 2010. Ele morreu em dezembro de 2012, aos 82 anos. Em 2014, foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina com o título de Cidadão Catarinense (in memorian). Informações da Fapesc.

 

Deixe seu comentário

Leia Também

Estratégia

Fiscalização pode deixar passageiros da Siriema a pé

Transporte

Seriema não quebra monopólio e terá que atuar dentro da lei da fretagem

Alerta

Consumidor deve desconfiar de grandes descontos em Black Friday, diz Procon

Em pauta

Prefeito discute medidas para cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal

Evento

Interessados em participar das oficinas do VI Fegasa devem se inscrever até 28 de novembro

Internacional

América Latina joga 145 mil toneladas de lixo orgânico por dia em aterros

Política

Anthony Garotinho e Rosinha são presos no estado do Rio