Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
COLUNA

Entrelinhas

Artigos

Você sabe o que é perícia criminal?

06 janeiro 2017 - 11h44

Diante de vários comentários que li na internet a respeito do empresário morto por um Policial Rodoviário Federal, resolvi escrever este artigo pra esclarecer algumas coisas, de forma simples.



Toda vez que ocorre um crime que deixa vestígios (quase todos), seja ele qual for (arrombamento, homicídio, acidente de trânsito), a PERICIA é chamada para "fazer o local". Isto quer dizer que os PERITOS CRIMINAIS devem comparecer ao local e buscar todas as PROVAS que digam o que de fato aconteceu ali. O trabalho do PERITO CRIMINAL é "constatar a existência material dos fatos, estabelecer os meios e os modos empregados na sua perpetração e, por fim, indicar a respectiva autoria." Ou seja, a perícia vai apontar se houve de fato um crime, como ele foi feito e quem o fez. Não basta só dizer que houve um crime. Tem que provar!



O LAUDO PERICIAL é onde o PERITO CRIMINAL expõe tudo o que foi observado no local. Este laudo é encaminhado para a autoridade competente, que vai analisar e com base nos dados fornecidos pelo Perito Criminal, formar sua opinião sobre o fato.



Mas o PERITO CRIMINAL não trabalha com "achismo"! Todos os Peritos Criminais têm formação acadêmica e utilizam conhecimentos científicos para chegar às conclusões que expõem nos seus laudos.



Fazendo uma analogia, é como se você tivesse uma fratura na perna. Você sente dor, o médico sabe que você tem uma fratura, mas não sabe exatamente como é essa fratura (total, parcial, dois lugares...). O que o médico faz? Solicita exames! Raio X, ressonância, tomografia, tudo para ter certeza do que está acontecendo na sua perna. É isso que a PERÍCIA CRIMINAL faz. Por meio de exames, PROVA o que realmente ocorreu para a autoridade competente.



Mas não é somente nestes tipos de crimes que a PERÍCIA CRIMINAL atua, não!



Nos casos de estupro somente o exame de DNA vai dar uma resposta sobre quem praticou o crime; Quando um cadáver carbonizado ou uma ossada são encontrados é o exame de DNA que vai identificar quem era aquela pessoa; quando um cadáver é encontrado com várias perfurações, é o exame de balística que dirá de que tipo de arma saíram as "balas"; quando alguém falsifica sua assinatura em algum documento, é o exame grafotécnico que vai te inocentar, se ocorreu um crime;  se o seu carro foi roubado e depois teve o chassi adulterado, é o exame metalográfico que vai te ajudar a recupera-lo e se os documentos desse carro foram falsificados, é o exame documentoscópico que vai te tirar dessa roubada! Estes são apenas alguns exemplos de onde a PERÍCIA CRIMINAL atua.



Portanto, pessoas, se vocês "derem de cara" com um local de crime, NÃO TOQUEM EM NADA! Liguem para a Polícia Militar.



Vocês vão estar ajudando a identificar um criminoso!



 



Thelma Conceição, perita criminal aposentada


Deixe seu Comentário

Leia Também

Na berlinda
Mães do reino animal
Um fato curioso
Taquari: Morte assistida em eutanásia não consentida
Carta Aberta